Topo

Curiosidades de tecnologia


O que é "tbt"? Entenda uma das expressões mais buscadas pelo brasileiro

Getty Images/iStockphoto
A sigla da hashtag "#tbt" quer dizer "throwback Thursday" Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

2019-04-23T04:00:00

23/04/2019 04h00

"Tbt" é uma abreviação para a expressão em inglês "throwback thursday". "Throwback" quer dizer "regresso", e "Thursday" é a palavra em inglês para "quinta-feira". "Tbt" significa, portanto, "quinta-feira do regresso" ou, em tradução livre, "quinta-feira da nostalgia".

Nas redes sociais, especialmente no Instagram, a sigla --em geral convertida em hashtag-- costuma ser incluída em legendas para fotos antigas que os usuários publicam às quintas-feiras. Já virou tradição pipocarem fotos de viagem, lembranças ou cliques da infância.

As postagens também podem vir acompanhadas de hashtags como #throwback ou #throwbackthursday.

Da onde veio essa moda?

Segundo o site Know Your Meme, que explica memes e modinhas da internet, tudo começou em um blog norte-americano especializado em tênis, o "Nice Kicks", que publicava fotos de tênis antigos às quintas, em uma seção específica da página chamada, veja só, ThrowbackThursday. Isso em 2006.

O Instagram foi criado em 2010, mas o uso das hashtags só aconteceu em 2011. Os registros mais sólidos do uso do "tbt", segundo o Google Trends (ferramenta do Google que exibe tendências), começaram a aparecer só no fim de 2011, atingindo picos nos primeiros meses de 2012.

Desde então, o termo se popularizou, virou hashtag e é visto com frequência na maioria das redes sociais.

Uma das primeiras celebridades a aderir foi a socialite norte-americana Kim Kardashian, que postou no Twitter uma foto (já indisponível no Instagram), com o termo, mas sem hashtag.

Veja abaixo uma forma comum de usar o "#tbt":

Há quem leve a tradição na brincadeira e há quem trate o assunto com seriedade. Nos EUA, fizeram até uma lista das regras:

  • as imagens devem ter pelo menos cinco anos;
  • não poste imagens do verão passado ou da última semana;
  • não poste várias imagens no mesmo dia com a hashtag #tbt;
  • uma ou duas fotos é o suficiente por semana.

Ainda que o Throwback Thursday (com todas suas variações: #tbt, #throwback, etc) seja uma das hashtags mais conhecidas, existem ainda variações dela, como Flashback Friday ou Wayback Wednesday. O contexto para uso é o mesmo, porém, como os nomes em inglês sugerem, dizem respeito a postagens em distintos dias da semana. No caso, sexta e quarta-feira, respectivamente.

Atualmente, só no Instagram, há mais de 400 milhões de ocorrências para "#tbt".

Um levantamento feito pela SEMrush, empresa de marketing digital, revelou os principais termos que os brasileiros procuraram no Google em 2018 precedidos por "o que é". Um dos campeões de buscas foi "o que é tbt" , cuja definição foi procurada 183 mil vezes.

Perguntar ao Google "o que é" é uma forma comum de utilizar a ferramenta de buscas para tirar dúvidas ou consultar o significado de determinada palavra ou expressão.

Por que a internet está doida por vídeos de sabão?

UOL Jogos