Topo

Por trás do meme que viralizou: afinal, para que servem essas coisas?

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/04/2019 15h18

Resumo da notícia

  • Meme viralizou no Twitter perguntando a utilidade de quatro coisas diferentes
  • O furinho do tênis serve para apertar o calçado no pé
  • O cilindro de ferrite evita variações elétricas no cabo
  • O buraquinho do cadeado serve como ralo e duto de lubrificação
  • Já o presidente tem que cumprir as atribuições listadas no artigo 84 da Constituição que contém 27 itens

Ah os memes. O que seria da internet sem eles, não é mesmo? Pois um dos mais comentados do momento tem um viés um tanto ácido, como podemos ver abaixo.

Nele, há quatro imagens e uma afirmação: "coisas que ninguém sabe para quê serve". Vamos, então, explicar uma a uma.

O meme, por sinal, ganhou várias versões, sempre com o último tema - normalmente o polêmico, claro - sendo alterado.

Furinhos no tênis

Sabe aqueles dois furinhos que vemos ao lado de alguns tênis e que acabaram virando uma espécie de marca registrada dos calçados da Converse? Pois bem, muita gente acredita que eles servem para ventilar o calçado em uma área mais próxima à sola do pé, evitando assim o famoso chulé.

Outros, ainda, juram de pés juntos que esses buraquinhos servem para ajudar a palmilha do calçado a secar mais rápido quanto ele é lavado.

A real função desses dois buracos, na verdade, é outra. Esses ilhós servem para que o cadarço passe por eles e, com isso, faça com que o tênis fique mais justo em pessoas com pés mais estreitos. Para isso, basta que eles sejam unidos aos furos superiores, como mostra o vídeo abaixo:

Cilindro em cabos de eletrônicos

Você certamente já viu cabos eletrônicos que têm um cilindro em suas pontas. E, a não ser que você seja um especialista em eletrônica, é bem provável que tenha ficado na dúvida sobre a utilidade do aparato.

Nós já falamos em detalhes sobre ele, mas não custa explicar novamente: esse cilindro, na verdade, se chama núcleo de ferrite.

Ele é composto por argolas desse material, que possui propriedades magnéticas. O uso dele se dá para evitar variações elétricas que possam gerar picos de energia no cabo. Essa função de filtro evita que o cabo em si emita radiação e acabe causando interferências em outros aparelhos.

Já reparou neste cilindro? - iStock - iStock
Imagem: iStock

Furo no cadeado

Outro "mistério" do meme diz respeito a um furinho que vemos em cadeados que, geralmente, ficam localizados ao lado da entrada para a chave.

Não se engane: ele não funcionaria como uma forma de "emergência" para se abrir o cadeado - do contrário, para que o objeto serviria, não é mesmo? Esse pequeno buraco, na verdade, tem duas funções: ralo e duto de lubrificação.

No primeiro caso, basta lembrarmos que muitos cadeados ficam expostos ao clima e, portanto, sujeitos a se molharem durante as chuvas. Ter esse "ralo" para escoar a água, além de garantir a durabilidade do cadeado, também evita que ele fique duro de operar.

Já a função de duto de lubrificação é um tanto autoexplicativa: por meio dele, é possível lubrificar a peça e garantir o seu bom funcionamento.

Presidente da República?

Essa é a porção ácida do meme que funciona, na versão que viralizou, como uma crítica à atuação de Jair Bolsonaro (PSL) como presidente da República -- já houve versões do mesmo meme com a foto do ex-prefeito de São Paulo e candidato à Presidência, Fernando Haddad (PT), e até com jogadores, times de futebol, celebridades...

Sem entrar no mérito da qualidade do governo Bolsonaro em si, há quem acredite que a pessoa que ocupa essa posição no Brasil tem poderes para tudo, então vale esclarecer que não é bem assim.

De acordo com a Constituição, no Brasil vigora o presidencialismo, o que implica que dentre os direitos do presidente está a escolha livre de seus auxiliares diretos e dos ministros de Estado.

Entenda a tecnologia por trás das nossas coisas

Leia mais

O presidente brasileiro é eleito em eleições diretas e seu mandato é de quatro anos. Para ocupar o cargo, exige-se que a pessoa seja brasileira nata, tenha ao menos 35 anos completos antes da eleição, tenha o pleno exercício de seus direitos políticos, seja eleitora e tenha domicílio eleitoral no Brasil, seja filiada a uma agremiação ou partido político e não tenha substituído o atual presidente nos seis meses antes da data marcada para a eleição.

Já as atribuições do cargo estão listadas no artigo 84 da Constituição Federal, que contém 27 itens, dentre eles responsabilidades como chefe de governo, como "exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal", e também como chefe de Estado, o que inclui "manter relações com os Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomáticos".

Além disso, no artigo 85, há uma lista de responsabilidades de quem ocupa o cargo, tais como garantir a existência da União, o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação, o cumprimento das leis e das decisões judiciais, entre outras.

O não-cumprimento dessas premissas é considerado crime de responsabilidade, podendo acarretar em um impeachment.