Topo

Descubra se uma pessoa tem conta no WhatsApp sem ter que salvar o número

Função "escondida" permite que usuário verifique se um número tem cadastro no WhatsApp - Getty Images
Função "escondida" permite que usuário verifique se um número tem cadastro no WhatsApp Imagem: Getty Images

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

27/04/2019 14h17

Uma nova função do WhatsApp chegou para facilitar a vida de quem precisa usar o serviço de mensagens para falar com pessoas que não estão cadastradas na agenda do celular.

O recurso permite verificar de um modo bem mais fácil se um número de telefone já tem ou não cadastro no WhatsApp. Infelizmente, esta atualização do aplicativo envolve os dispositivos com o iOS, sistema operacional da Apple. Mas a expectativa é que em breve ela passe a funcionar nos celulares Android.

Veja a seguir como usar a função:

Abra o WhatsApp e selecione o ícone para iniciar uma conversa com alguém (um quadradinho com um lápis que fica no canto superior direito).

1 - Ficou mais fácil ver se o número de alguém tem cadastro no WhatsApp  - UOL - UOL
Imagem: UOL

Clique agora em "Novo Contato".

2 - Ficou mais fácil ver se o número de alguém tem cadastro no WhatsApp  - UOL - UOL
Imagem: UOL

Uma tela vai surgir com vários campos, como nome, sobrenome, telefone e celular.

4 Ficou mais fácil ver se o número de alguém tem cadastro no WhatsApp - UOL - UOL
Imagem: UOL

Se o número for do Brasil, se certifique de que o campo esteja preenchido com o nome do país. Caso contrário, selecione o item e procure o país desejado.

Agora é a vez de inserir o número de celular que você possui. Lembre-se de inserir o DDD do local. Exemplo: São Paulo é 11.

Logo após você digitar os números, o WhatsApp vai fazer uma busca (dura alguns segundos) e vai exibir o resultado na tela com: "Conta do WhatsApp" ou "Não está no WhatsApp".

A primeira opção significa que o contato possui um registro no serviço e que ele está apto a receber mensagens. É só inserir o nome, sobrenome e outros dados que queira e confirmar.

Se o número inserido não tiver sido encontrado, significa que o contato não possui registro na plataforma. Então, não será possível o envio de mensagens.

3 Ficou mais fácil ver se o número de alguém tem cadastro no WhatsApp  - UOL - UOL
Imagem: UOL

Uma terceira mensagem ainda pode surgir caso o número de telefone já tiver um registro anterior em sua agenda do celular. Neste caso, o aplicativo redireciona o usuário para que ele tenha acesso direto as informações dessa pessoa.

É fácil, não?

Até então, era necessário salvar o número da outra pessoa na agenda do celular. Para, só depois, conseguir ver se ele estava disponível para conversas dentro do aplicativo.

Use a sua voz para "escrever" mensagens no WhatsApp

UOL Notícias