Topo

Não culpe nem dependa de ninguém: esse era o conselho de Steve Jobs

Steve Jobs é uma das grandes referências quando o assunto é tecnologia - Getty Images
Steve Jobs é uma das grandes referências quando o assunto é tecnologia Imagem: Getty Images

Luiza Ferraz

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/04/2019 04h00

John Rossman, escritor e expert em inovações digitais, fez um pequeno relato de situações vividas com Steve Jobs em seu mais novo livro: "Pense Como a Amazon" (em tradução livre). Segundo ele, o lendário líder da Apple dizia que você nunca deveria culpar ninguém por nada. A história foi contada no site "Inc.com".

Por exemplo, se você fosse viajar para uma reunião de negócios e colocasse o traje social na mala despachada, a culpa seria sua caso a bagagem fosse extraviada e você ficasse sem roupa para o evento. A companhia aérea pode até errar, mas quem sabia da reunião era você, pensava ele.

Desta maneira, o importante é sempre estar prevenido e contar com segundos planos.

Não culpe ninguém, somente a si mesmo. Não dependa de empresas ou assistentes, porque no fim das contas, o líder é quem carrega os deveres e precisa servir de exemplo para os outros. Esse foi o seu discurso aos nomeados vice-presidentes da Apple, anos atrás.

Quando um funcionário chega a este cargo, ele ou ela precisam se livrar de todas as desculpas para explicar suas falhas, e sim tomar atitude
Steve Jobs

Em um cenário diferente, um funcionário precisa de determinadas peças para terminar um pedido, mas o fornecedor atrasou. O adiamento realmente foi culpa da transportadora, mas o empregado que deveria ter estabelecido os limites com antecedência e colocado as redundâncias no lugar.

Isso também se estende à vida pessoal de cada um: não deixe energias externas afetarem o seu trabalho. Se você obtiver sucesso, não é porque alguém te ajudou, e sim porque você conseguiu organizar um plano eficiente.

Para finalizar, ele ainda cita uma frase do teólogo Inácio Loyola: "Ore como se tudo dependesse de Deus; aja como se tudo dependesse de você".

Relembre outro discurso icônico de Jobs

UOL Notícias