Topo

O que é ética? Entenda uma das expressões mais buscadas pelo brasileiro

Estátua da Justiça em frente ao Supremo Tribunal Federal - Sergio Lima/Folhapress
Estátua da Justiça em frente ao Supremo Tribunal Federal Imagem: Sergio Lima/Folhapress

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/04/2019 04h00

"Ética" é daquelas palavras que muita gente usa, mas poucos sabem definir precisamente. Não por acaso, seu significado foi um dos mais procurados no Google por brasileiros em 2018. Se você veio parar aqui procurando uma definição, aqui vão algumas ideias que podem servir como ponto de partida:

A enciclopédia jurídica da Cornell University Law School diz que a ética "define o que é bom para o indivíduo e para a sociedade e estabelece a natureza dos deveres que as pessoas têm para consigo próprias e com os outros".

Embora as leis frequentemente incorporem princípios éticos, leis e ética não são a mesma coisa, porque "muitos atos amplamente condenados como antiéticos não são proibidos por lei -como mentir ou trair a confiança de um amigo, por exemplo", diz o texto.

De acordo o dicionário Michaelis, a ética é "o ramo da filosofia que tem por objetivo refletir sobre a essência dos princípios, valores e problemas fundamentais da moral, tais como a finalidade e o sentido da vida humana, a natureza do bem e do mal, os fundamentos da obrigação e do dever, tendo como base as normas consideradas universalmente válidas e que norteiam o comportamento humano".

Uma das obras fundamentais sobre o tema é "Ética a Nicômaco", de Aristóteles. No livro, o filósofo grego mostra o vínculo incondicional entre a ética e a felicidade humana.

Além de designar um ramo da filosofia, o termo "ética" também pode se referir a um conjunto de regras direcionadas à prática de determinada atividade. Por exemplo, os médicos seguem princípios éticos específicos de sua profissão. O mesmo vale para advogados, jornalistas, políticos e assim por diante.

Pesquisa recém-publicada pela empresa de marketing digital SEMrush, que levantou os principais termos buscados precedidos por "o que é", apontou que "o que é ética" foi buscado 48 mil vezes no Brasil.