Topo

Tecnologia


Alguém pediu seu celular emprestado? Aprenda a usar o modo convidado

iStock
Antes de emprestar seu celular, você pode configurá-lo para o modo convidado no Android ou o acesso guiado no iOS Imagem: iStock

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

2019-05-01T04:00:00

01/05/2019 04h00

Celular é quase como escova de dente: cada um usa o seu. É normal ficar desconfortável e com receio se alguém pede seu aparelho emprestado, mas é possível evitar a curiosidade alheia e a invasão de privacidade em smartphones.

Alguns aparelhos com Android possuem um "modo convidado" ou "guest mode", que esconde fotos, vídeos, arquivos, aplicativos e dados importantes quando outra pessoa estiver usando o seu smartphone. A função permite que a pessoa navegue pela internet, faça ligações e outras atividades, mas sem acessar suas informações privadas.

A opção só está disponível a partir do Android 5.0 (Lollipop). Já no iOS não há opção de criar perfil convidado, mas há o modo guiado, que limita o uso do dispositivo iOS a um único app e permite que você controle quais recursos ficarão disponíveis.

Ele é útil para deixar uma criança usar seu iPhone, por exemplo, apenas para um joguinho e não navegar na internet sem supervisão.

No Android

1) Entre nas Configurações (ou Ajustes) de seu Android.

2) Toque em Usuários e contas.

3) Na tela seguinte, toque em Usuários.

4) Escolha o usuário "Convidado".

Reprodução
Imagem: Reprodução

Além disso, você pode também adicionar um novo usuário. Dessa forma, poderá criar configurações diferentes para diversas pessoas. Basta seguir os mesmos passos mencionados acima e, no item 4, em vez de escolher convidado, tocar em "Adicionar usuário".

Só um aviso: é possível que esses passos mudem de acordo com a versão do Android, ou com a interface usada por cada fabricante (Samsung, LG, Motorola etc.). Em um Motorola One com Android 9, fizemos o caminho Configurações > Sistema > Avançado > Vários Usuários > Convidado. Em um Galaxy Note 8 também com Android 9, houve algo inusitado: não conseguimos encontrar o recurso Modo Convidado.

No iPhone

Reprodução
Imagem: Reprodução

1) Acesse Ajustes > Geral > Acessibilidade > Acesso guiado

2) Ative o acesso guiado

3) Toque em Ajustes de código > Definir código de acesso guiado. Ele pede para criar uma senha numérica de até seis dígitos.

4) Insira um código de acesso. Depois, insira-o novamente. Aqui, você também pode ativar o Face ID ou Touch ID como uma maneira de finalizar uma sessão do acesso guiado.

Para iniciar uma sessão do acesso guiado, abra o app que deseja e aperte três vezes o botão de Início. No iPhone X ou posteriores (XS, XR, XS Max), aperte três vezes o botão lateral.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Se você quiser que partes da tela parem de responder ao toque, use um dedo para circular essas áreas. Você pode mover ou redimensionar o círculo ou tocar no X para removê-lo. Depois, toque em Iniciar.

Para desativar recursos ou definir um limite de tempo, aperte três vezes o botão de início ou lateral e toque em Opções. Caso não veja essas opções, aperte novamente três vezes o botão de Início ou lateral e insira o código de acesso.

As opções "desativáveis" são os botões Repousar/Despertar, Volume, Movimento, Teclados, Toque, Pesquisa no Dicionário e Limite de Tempo. Ative as opções que você deseja desligar e toque em OK.

Para encerrar uma sessão do acesso guiado, aperte três vezes o botão de Início ou lateral, insira o código do acesso guiado e toque em Sair. Você também pode clicar duas vezes no botão de Início ou lateral, caso tenha ativado o Touch ID ou Face ID para o acesso guiado.

Mais Tecnologia