Topo

Sensor de digital na tela e câmera de 48 MP: o que sabemos do Moto Z4

Moto Z3 da Motorola, lançado em 2018; novo Moto Z4 está a caminho - Márcio Padrão/UOL
Moto Z3 da Motorola, lançado em 2018; novo Moto Z4 está a caminho Imagem: Márcio Padrão/UOL

Rodrigo Lara

Especial para o UOL

02/05/2019 15h49

Se você está na espera por novidades do próximo Moto Z4 da Motorola, elas chegaram. Alguns vazamentos de informações nos deram uma boa ideia de um dos novos modelos da linha Z, que neste caso deve ser a sua versão Play (intermediário premium).

Comecemos pelo visual. De acordo com Evan Blass, jornalista especializado em vazamentos relacionados à indústria de smartphones, o novo aparelho será assim:

De cara, alguns pontos chamam a atenção. O aparelho terá um entalhe na tela, porém não é exatamente em forma de gota, mas sim em formato de "U".

Quando visto de perfil, chama a atenção a protuberância provocada pelo conjunto de câmera traseiro, uma das marcas visuais da linha.

E, por falar em câmera, a Motorola seguirá na contramão da atual tendência de trazer um conjunto com múltiplas lentes. Em vez disso, haverá apenas uma câmera, com sensor de 48 MP, com uma tecnologia que combina quatro pixels para criar um pixel maior.

Com isso, o aparelho será capaz de produzir imagens com 12 MP, resolução que tem sido uma espécie de padrão no mercado. Na frente, novamente há uma lente única e sensor de 25 MP - que usa a mesma tecnologia de agrupamento de pixels da câmera traseira. As informações são do site 91mobiles.

Ainda no assunto câmera, espera-se que elas tragam um modo de foto noturna, similar ao criado pelo Google para a linha Pixel.

Por fim, o exterior ainda nos revela que o aparelho terá conexão USB-C e, comemorem, a entrada de 3,5 mm para fones de ouvido será mantida. No ano passado, a linha Moto Z havia limado a entrada, mas voltou a fazer parte da resistência nesse quesito. Além disso, o leitor de digitais deverá ser incorporado à tela.

Processador intermediário

Ainda de acordo com o 91mobiles, ao menos na versão "Play" - vale lembrar que as últimas iterações do aparelho contaram com uma variante mais potente e cara dentro da linha -, o Moto Z4 usará a plataforma Snapdragon 675. É a mesma do Samsung Galaxy A70.

Completando o "motor" do celular, há rumores que apontam para versões com 4 e 6 GB de memória RAM e armazenamento que varia entre 64 e 128 GB. A bateria, por sua vez, deverá ter algo em torno de 3.600 mAh, uma boa capacidade que, estima-se, poderá manter o celular "vivo" por até dois dias.

A Motorola deverá manter a estratégia de equipar seus aparelhos com uma versão quase que totalmente "limpa" do sistema operacional Android - no caso do Z4, será o Android 9 Pie. A marca, contudo, costuma incluir algumas funções, como o Moto Tela e o Moto Ações, algo que tende a se repetir no novo smartphone.

E quem tem um aparelho da marca e utiliza os Moto Snaps, pode ficar tranquilo: o novo Moto Z4 deverá ser compatível com esses acessórios.

Ainda não há uma estimativa de preço ou informações mais apuradas sobre quando esse celular será apresentado ao público. Um bom "chute", no entanto, seria durante um evento que a marca promoverá no dia 15 de maio, em São Paulo.