Topo

WhatsApp ajudará a não ver mensagem de certos contatos, mas sem bloquear

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/05/2019 04h00

Vira e mexe o WhatsApp solta atualizações para usuários que fazem parte do programa de testes de versões beta do app —isso só funciona para aparelhos Android (aqui está como ser um "testador"). Em uma dessas atualizações de teste, a 2.19.101, lançada em abril, uma nova função chamou a atenção: "Ignorar conversas arquivadas".

Na atual versão "para valer" do app, temos poucas opções para deixar alguém na geladeira sem bloquear o contato, algo com potencial para criar uma verdadeira torta de climão. A primeira delas é a função "Silenciar notificações", que funciona de uma forma simples: quando a pessoa silenciada (ou o grupo) envia uma nova mensagem, o celular não vibra ou emite som algum.

A conversa ainda aparece na sua tela como não lida, porém você não é alertado (ou, diriam, incomodado) com a notificação da nova mensagem. Outra opção é arquivar as mensagens, assim você não precisa olhar para elas. A conversa ficará escondida no app.

O problema é que assim que houver uma nova mensagem na conversa em questão, ela voltará a aparecer com destaque na tela do WhatsApp.

É aí que entra a vantagem da nova função: uma vez ativada, as conversas arquivadas ficarão escondidas até que você decida olhar para elas.

Ao menos na versão de testes, a opção pode ser ativada ao ir em Configurações e, depois, em Notificações.

A informação foi divulgada pelo site WABetaInfo, que antecipa as novidades do WhatsApp. Por isso, ainda não sabemos quando a função estará disponível para todos os usuários.

Como burlar o tique azul do WhatsApp no iPhone

UOL Notícias
Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado anteriormente, a versão de teste do WhatsApp 2.19.101 foi liberada em abril. O texto foi corrigido.