Topo

Tecnologia

Truques de tecnologia


Quer economizar na conta de luz? Limpe atrás da sua geladeira

Getty Images
Sujeira pode comprometer o funcionamento do eletrodoméstico Imagem: Getty Images

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

2019-05-14T04:00:00

14/05/2019 04h00

Resumo da notícia

  • A sujeira que se acumula na parte de trás pode atrapalhar o funcionamento da geladeira
  • Por isso, a recomendação é que limpezas frequentes sejam feitas

Você já ouviu falar que secar roupas atrás da geladeira funciona? Realmente dá certo, mas isso pode aumentar a conta de luz no final do mês. Por outro lado, existe um outro truque que pode fazer exatamente o contrário impedindo que o consumo de energia do eletrodoméstico seja mais alto do que o normal.

Tudo o que você precisa fazer é: limpe a parte de trás da geladeira com frequência.

Ao fazer isso, você vai permitir que a troca de calor no sistema de refrigeração flua melhor. Consequentemente, o eletrodoméstico não vai precisar consumir energia extra em seu funcionamento porque não terá nenhum obstáculo atrapalhando.

O professor Renato Giacomini, coordenador do departamento de engenharia elétrica da FEI, explica que a sujeira pode impedir que esse fluxo funcione da maneira correta. Como ele comprometido, a geladeira vai consumir mais energia.

Como o sistema da geladeira funciona?

A geladeira trabalha com um sistema de troca de calor e os tubos, localizados na parte de trás, servem como um caminho para que o processo de resfriamento aconteça. Uma substância química, conhecida como fluido/gás refrigerador, é a responsável por tirar o calor de dentro do eletrodoméstico e levá-lo para fora.

Durante o processo, esse fluido puxa o calor da parte interna ao se evaporar, explica Giacomini. Depois de "sugá-lo", a substância em forma de vapor resfria a geladeira e mantém o ambiente em temperatura bem baixa.

Depois de fazer o seu trabalho, digamos assim, o fluido precisa seguir em direção aos tubos da geladeira para dissipar o calor no ambiente externo. Neste momento, ele se condensa (muda do estado de vapor para líquido novamente) e é bombeado até a parte de trás da geladeira. Tudo acontece muito rápido.

"O motor do refrigerador faz circular esse fluído. A bomba que funciona nele serve para aumentar a pressão e fazer o líquido ir de dentro para fora", acrescenta o professor.

Se você possui uma geladeira mais antiga, provavelmente vai existir uma grade ocupando boa parte da traseira dela. É ali que a troca de calor acontece. Nos modelos mais atuais, o mesmo acontece na parte de baixo e é bem mais discreto. Algumas possuem até uma espécie de ventilador para facilitar o processo.

"O ideal é facilitar o caminho do calor. Por isso, tem que deixar o local sempre limpo. A sujeira vai acumulando e às vezes cria uma camada grossa em torno dos tubos", destaca Giacomini.

Como fazer a limpeza de modo seguro?

Aspirar ou varrer a parte de trás vai impedir que a sujeira e o pó possam se acumular no refrigerador.

Mas, no momento de limpar o aparelho, é preciso desligar e retirar o refrigerador da tomada. É bom lembrar existe um sistema elétrico que faz o eletrodoméstico funcionar, lembra o engenheiro.

É preciso também ter um cuidado durante a limpeza, pois os tubos são delicados.

O professor recomenda ainda que um técnico verifique se o fluído refrigerador está funcionando corretamente de tempos em tempos. A perda desse fluído vai comprometer o funcionamento do aparelho.

Sabe as (boas) gambiarras tecnológicas que todos amam? Confira aqui

Leia mais

#DicasDeTec: veja como tirar o melhor proveito do seu celular

Confira nossa página