Topo

Google mantém lista do que você comprou, quando e onde: veja como achar

Fabiana Uchinaka

Do UOL, em São Paulo

19/05/2019 15h50

Resumo da notícia

  • Google usa todos recibos e notas que você guarda no Gmail para montar histórico de compras
  • Essa lista traz muitos detalhes de como, quando e onde você gasta dinheiro
  • Pior, é impossível apagar esse registro sem ter que deletar todos os emails

Não era mais para ser assim, mas fomos surpreendidos novamente pelo quanto o Google sabe a nosso respeito. Uma reportagem do canal americano CNBC descobriu que a empresa monta um longo e detalhado histórico de tudo o que você comprou e recebeu comprovante de compra via Gmail.

google - Reprodução - Reprodução
O Google monta um histórico de compras a partir dos recibos que estão no seu Gmail
Imagem: Reprodução

Sabe aqueles emails que as lojas mandam dizendo que a compra foi aprovada? A lista reúne isso.

Ou seja, anos e anos de informações valiosas para quem quer saber o que você gosta, quanto você gasta e onde costuma gastar. Ali também está o endereço de entrega, o dia e a hora da compra, preço, nome da loja...

Questionado pela CNBC, o Google disse que não usa essas informações para vender anúncios, mas para "ajudá-lo a visualizar e acompanhar facilmente suas compras, reservas e assinaturas em um só lugar".

Quando o UOL Tecnologia testou, a lista estava recheada de itens comprados desde 2015 por um de nossos repórteres --de TV a livros.

Como achar

Como apagar

O Google afirma que você pode excluir essas informações a qualquer momento, mas não é bem assim. Não existe um botão apagar tudo, e não adianta mover todos esses comprovantes da Caixa de Entrada para o Arquivo do email.

O único jeito de apagar o registro é deletando todos os recibos do seu Gmail --o que pode ser extremamente complicado e indesejável. Isso significa que você não pode manter uma nota fiscal online sem que o Google use as informações que estão nela.

google 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Caso você tente "REMOVER COMPRA" da lista, você é mandado de volta para o seu Gmail, para que apague o email.

Ou seja, é quase impossível de achar o que o Google sabe sobre suas compras e super difícil de apagar. Hum... estranho.

Privacidade

O Google diz que somente você pode ver suas compras, mas que "as informações sobre seus pedidos também podem ser salvas com sua atividade em outros serviços do Google". Essas informações ficariam em "Minha atividade", mas também não está lá --pelo menos não claramente.

Você é o produto: cada passo que você dá na web gera rastros e essas informações são usadas para te vigiar e influenciar o seu comportamento

Entenda

Dado não é roubado: o ano que nos obrigou a cuidar melhor dos nossos dados

Leia Mais