Topo

Como transformar seu celular velho em um controle remoto universal

Galaxy S6 é um dos celulares que podem ligar qualquer TV com um aplicativo que ativa o emissor de infravermelho - Getty Images
Galaxy S6 é um dos celulares que podem ligar qualquer TV com um aplicativo que ativa o emissor de infravermelho Imagem: Getty Images

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

28/05/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Aplicativos facilitam o controle da TV, especialmente quando se trata da interface de serviços como Netflix e YouTube
  • Celulares mais antigos podem até controlar TVs sem conectividade à rede
  • Dependendo do aparelho a ser controlado, o download de mais apps é necessário

Sempre que se troca um celular, fica aquela dúvida: o que fazer com o velho companheiro, que te acompanhou em inúmeras viagens de busão, trocou milhares de mensagens no WhatsApp e rodou muitas horas de vídeos no YouTube?

Se você não está a fim de descartar o aparelho e não quer - ou não sabe onde - vendê-lo, uma alternativa conveniente é levá-lo para a sala de estar e "ganhar" um novo controle universal para seus dispositivos de entretenimento.

Se seu antigo celular for um Android, a gama de opções para uso como controle remoto pode ser até maior. Isso porque alguns dos smartphones que usam o sistema operacional do Google são capazes de emitir um sinal infravermelho, o que permite que esses aparelhos funcionem como os controles que vêm junto com a TV, sendo necessário apenas o download de um app que ative essa função.

As alternativas são gratuitas e diversas, entre elas o Mi Remote Controller (Android) e o IR Universal Remote (Android). No entanto, os celulares mais modernos dificilmente têm o emissor de sinal infravermelho, especialmente os top de linha. Modelos de 2015, 2016, costumavam ter essa função, casos do Samsung Galaxy S6 ou do LG G5.

Com o infravermelho é possível ligar e dar comandos tanto às smart TVs quanto às que não possuem conectividade com a internet, além de outros dispositivos que operem com esse espectro de luz. Se sua casa já é mais conectada, a gama de tarefas que os smartphones velhinhos podem realizar é bem maior, mas aí passa a haver uma dependência de uma rede de Wi-fi.

Antes de mais nada, celular e dispositivos devem estar conectados à mesma rede, para que ambos possam se comunicar. O próximo passo é baixar um aplicativo que te dê o controle. Os usos mais corriqueiros são para mexer com smart TVs, videogames ou aparelhos como uma Apple TV, mas quem tiver uma lâmpada ou ar condicionado inteligente também poderá comandá-los.

Há apps que conversam com dispositivos diferentes, caso do Android TV Remote (iOS e Android), que conecta com televisores e aparelhos habilitados com o sistema operacional do Google. No entanto, o ideal é baixar um aplicativo apropriado para cada equipamento, visto alguns deles, como um PlayStation 4, só funcionam com o programa da própria empresa.

Ou seja, se você quer ligar o videogame da Sony para assistir Netflix ou usar o YouTube, deve baixar o PS4 Second Screen (iOS e Android). Caso você queira fazer o mesmo com um Xbox One, o app Xbox (iOS e Android) cumpre esse papel.

No caso das televisões, as da LG são controladas pelo LG TV Plus (iOS e Android), enquanto as da Samsung respondem ao Samsung Smart View e ao Smart Things (iOS e Android). Este segundo também é compatível com outros equipamentos da empresa, como máquinas de lavar e refrigeradores, além de outros produtos smart de marcas distintas.

Apps de conteúdo como YouTube, Netflix e Spotify também funcionam melhor se controlados pelo smartphone. É bem mais prático buscar um vídeo do seu interesse pela interface do smartphone e mandar ele tocar na TV do que fazer isso pela TV, seja com um controle no celular ou o do próprio televisor.