Topo

Trocar arquivos entre o celular e o computador é mais simples do que pensa

O aplicativo Pushbullet, que permite troca de informações entre celular e computador - Reprodução
O aplicativo Pushbullet, que permite troca de informações entre celular e computador Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/06/2019 04h00

Você está lendo um texto em seu celular, mas para que tenha mais conforto, você deseja migrar a leitura para a tela maior do computador. Ou está trabalhando e, como o celular está longe, não consegue ver as notificações que chegam. Já pensou se elas chegassem ao seu computador também?

Pois existe um aplicativo, o Pushbullet, que permite a troca de links, arquivos, textos, notificações e envio de SMS para qualquer contato pelo computador.

Os compartilhamentos podem ser feitos entre qualquer aparelho, seja de computador para smartphone, de smartphone para computador ou até entre dois smartphones. Podem ser dispositivos com sistemas operacionais Android ou iOS, Windows ou Mac.

Configurando

Para começar a usar o aplicativo, basta instalá-lo em todos os dispositivos em que deseja que as trocas aconteçam. Logo após, escolha qual conta quer usar: a do Facebook ou a do Google.

Toque em "Habilitar" para confirmar que as notificações do seu dispositivo sejam vistas no computador.

Ative o interruptor do Pushbullet para que este tenha acesso às notificações. Toque em "Permitir" para prosseguir e depois em "Ok" para dar ao aplicativo a permissão de acesso às suas chamadas telefônicas e contatos.

pushbullet1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Habilite o envio de SMS a partir do computador. Em seguida, toque em "Feito".

pushbullet2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Agora, entre no site do Pushbullet (pushbullet.com) e configure o aplicativo no computador. Para isso, faça o login na mesma conta cadastrada no smartphone. Clique em "Set up in your computer" para a configuração.

Escolha o sistema no qual deseja instalar o aplicativo. Você será direcionado para a loja correspondente. Faça então o download. No caso, escolhemos o Google Chrome. Clicamos em "Usar no Chrome" e em "Adicionar extensão".

pushbullet3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O aplicativo se encontrará ao lado da barra de digitação. Para acessá-lo, basta clicar sobre ele.

pushbullet4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Realizando trocas de informações

Você pode escolher para qual dispositivo deseja enviar informações --todos eles ou algum específico. Para fazer a seleção, basta tocar ou clicar em "Todos os dispositivos" na parte inferior da tela e escolher.

Você pode enviar uma mensagem - basta digitar no espaço de "Enviar uma mensagem" - ou um arquivo (foto ou documento) tocando no ícone do clipe ao lado da barra de digitação.

pushbullet6 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para enviar, toque no ícone de seta para o lado direito.

É importante ressaltar que os arquivos enviados são baixados ou abertos automaticamente, o que pode ser muito mais conveniente do que transferi-los por e-mail ou por outros programas. Entretanto, só é permitido enviar arquivos de até 25 MB.

Enviando SMS pelo computador

Para enviar um SMS para alguém pelo computador, basta entrar na aba "SMS", escolher o contato desejado, escrever a mensagem e clicar no ícone de setinha para o lado direito.

Recebendo notificações

As notificações recebidas no smartphone irão diretamente para o computador e vice-versa. No computador, serão visíveis em forma de pop-up no canto inferior da tela, além de ficar disponíveis na aba "Notificações" da aplicação. E no celular, como notificações push.

pushbullet5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O ponto negativo do Pushbullet é o recurso de chat que ele oferece. Isso porque só é possível conversar com amigos que também usam o app.

Em geral, o Pushbullet é um aplicativo muito mais útil do que parece. Com interface simples e prática, oferece troca de informações a qualquer momento e entre qualquer dispositivo, podendo ser mais conveniente que outras formas de mesmo serviço.