Topo

Wi-fi do Google? Empresa traz ao Brasil sua internet sem fio gratuita

Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil, apresenta a chegada da plataforma de wi-fi gratuito da empresa ao país - Bruza Souza Cruz/UOL
Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil, apresenta a chegada da plataforma de wi-fi gratuito da empresa ao país Imagem: Bruza Souza Cruz/UOL

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

06/06/2019 10h52

Em breve, você dará um Google também para acessar a internet no celular. A empresa anunciou nesta quinta-feira (6) a chegada ao Brasil de sua plataforma de wi-fi gratuito, que já funciona em sete países do mundo.

Em um evento realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo, a companhia norte-americana anunciou novas funções de seus produtos voltadas para o Brasil, como uma versão do assistente de voz para celulares baratinhos e um projeto que incentiva mulheres a criarem games.

Uma das iniciativas que promete agradar os brasileiros é a oferta de internet móvel e gratuita em estações de trem, parques e praças por meio da plataforma Google Station. São Paulo será a primeira cidade a receber o serviço, que já está funcionando e é uma parceria com as operadoras America Net e Linktel.

Como vai funcionar: Google Station é uma plataforma que permite que provedores de internet ofereçam internet wi-fi de um modo mais fácil e com possibilidade de monetização (um anúncio aparece na tela durante o processo).

Os usuários poderão se conectar à rede como se fosse uma conexão no wi-fi de suas casas. No entanto, será preciso informar o número de celular para funcionar. Ao fazer isso, um código de verificação é enviado para o número informado. Será preciso digitá-lo para ativar a internet.

A sessão dura 30 minutos. Ao expirar, é só solicitar o acesso novamente (não será preciso informar o número de celular novamente).

Neste link é possível ver todos os pontos de wi-fi do Google que funcionam no mundo -- no Brasil as informações ainda não foram atualizadas.

O Google Station está presente na Índia, Indonésia, México, Tailândia, Nigéria, Filipinas e Vietnã. O Brasil é o oitavo país do mundo a receber a iniciativa do Google.

De acordo com Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, os usuários conseguem assistir a vídeos em alta resolução com qualidade. "Aqui no Brasil estamos começando com 80 pontos de internet [em São Paulo]. No futuro vamos continuar expandindo essa internet em centenas de lugares. Já é possível acessar [o wi-fi do Google] em 17 estações de trem e no parque do Ibirapuera", explicou o executivo.

Google assistente em celular baratinho

Outro anúncio do dia foi relacionado ao Google Assistente. Um modelo de celular daqueles bastante simples e que não chegam a ser smartphones recursos de inteligência artificial trazidos pelo Google Assistente. Os usuários podem acionar a assistente que responde a comandos de voz pressionando um botão criado só para isso.

Esse é o primeiro "feature phone" a ser vendido no Brasil com o recurso. O modelo é o P70S, celular fabricado pela Positivo que custará R$ 279. Outra novidade do aparelho é que, apesar de não ser de todo inteligente, ele roda o KaiOS, um sistema operacional criado especialmente para equipar "feature phones".

Os celulares chegam às lojas até o fim de junho. Segundo o Google, o Brasil está entre os três mercados que mais acessam a tecnologia de voz no mundo. Esse é o principal argumento para a empresa ter investido nessa ideia.

Será que outros modelos acessíveis também contarão com a novidade?

google assistente - Bruna Souza Cruz/UOL - Bruna Souza Cruz/UOL
O assistente de voz do Google chegou a celulares simples vendidos no Brasil, anunciou Marvin Chow, vice-presidente de marketing do Google
Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

Projeto para gamers

A empresa também anunciou que incentivará programadoras interessadas em criar seus próprios jogos para celular.

Jovens com idades entre 15 e 21 anos poderão se inscrever em um desafio da empresa para a criação de games. As duas vencedoras terão os seus jogos produzidos pelo Google, que os lançará no próximo ano em sua loja de aplicativos.

Das pessoas que jogam jogos eletrônicos no Brasil, 59% são mulheres. Não faz sentido que quem mais esteja jogando não seja quem está trabalhando [nos jogos]
Susana Ayarza, diretora de marketing do Google para o Brasil

Segundo a empresa, não é necessário ter experiência em design, programação e na produção de games. As inscrições vão até 30 de setembro e podem ser feitas neste link. A iniciativa do Google foi feita em parceria com a Tapps Games. Além das duas vencedoras, outras 500 jovens mulheres serão treinadas pelo Google. "[Elas] com certeza se sentirão muito mais confiantes para ingressar no mercado", diz Avarza.

Copa do Mundo Feminina de futebol

Assim como fez no ano passado com a Copa do Mundo masculina de futebol, o Google também criou serviços exclusivos para a Copa do Mundo feminina, que começa nesta semana na França.

Os torcedores poderão acompanhar em tempo real as partidas e poderão conferir fotos, escalações e notícias sobre o campeonato em uma timeline criada só para isso.

Waze na nuvem

O Google também anunciou novidades para o Waze, mas não voltadas a motoristas, e, sim, para as cidades e órgãos públicos que usam o aplicativo de rotas de trânsito para coletar informações do tráfego viário e de vias públicas.

As cidades e órgãos de controle de trânsito parceiros do Waze poderão armazenar os dados no serviço de cloud do Google, o que permitirá fazer análises histórias a partir das informações captadas. Segundo o Google, isso permitirá identificar padrões de comportamento do motorista, de modo a permitir avaliar se mudanças no tráfego surtiram efeito ou só pioraram a circulação de veículos.