Topo

Como a Apple quer te livrar das insuportáveis ligações de telemarketing

Apple quer acabar com o insuportável problema de ligações de telemarketing - Getty Images
Apple quer acabar com o insuportável problema de ligações de telemarketing Imagem: Getty Images

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

09/06/2019 10h25

Resumo da notícia

  • Apple deixará você bloquear ligações de desconhecidos no iOS 13
  • Com a função ativada, celular só tocará com ligações de contatos
  • Em testes, recurso funcionou bem e não pode nem mesmo ser ludibriado
  • Novo iOS 13 deverá chegar aos iPhones em setembro deste ano

A Apple quer resolver para você o problema das insuportáveis ligações de telemarketing. Com o novo iOS 13 anunciado nesta semana, usuários do iPhone terão uma opção que pode acabar de vez com esse transtorno mundial que deixa muita gente irritada.

As ligações indesejadas, sejam elas de robôs ou de humanos querendo oferecer novos produtos, são um problema tanto aqui no Brasil quando nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do mundo - isso para não falar daquelas vezes em que você atende e desligam na sua cara. Mas os usuários do iPhone terão uma novidade em breve.

O novo iOS 13 contará com uma opção de barrar ligações de números desconhecidos. Ao ativar essa funcionalidade, toda ligação que não for de alguém nos seus contatos do telefone, email ou de mensagens será direcionada diretamente para a caixa postal.

A Apple explicitamente diz que esse novo recurso é direcionado para evitar essas ligações de spam. Atualmente, usuários do iPhone podem apenas usar aplicativos, também disponíveis para Android, que barram ligações de telemarketing.

Essa novidade anunciada para a próxima grande atualização do sistema operacional já foi testada pelo site MacRumors, que afirmou que a ferramenta funcionou bem. De acordo com a publicação, quando o iPhone recebeu uma ligação de uma pessoa fora dos contatos, ele não tocou.

A página tentou até mesmo colocar o número em um email, prevendo algo que os spammers podem fazer já que a Apple afirmou que liberará ligações de contatos do email. Ainda assim, a ligação foi direcionada diretamente para a caixa de mensagens.

iPhone antigo tira foto boa? Confira o comparativo dos modelos passados

Leia mais

Esse novo recurso será disponibilizado dentro dos Ajustes do smartphone, bastando ao usuário ativá-lo. Atualmente, a única opção semelhante que muita gente usa quando é atormentada por telemarketing é o "não perturbe" - quando o recurso ativado, você pode liberar ligações de contatos ou favoritos, porém todas as notificações que você recebe em apps também são silenciadas.

É bom frisar que ao ativar essa nova função de "Silenciar Ligações de Desconhecidos" nenhuma pessoa fora dos seus contatos poderá falar com você - se você estiver esperando uma ligação de um futuro emprego, isso pode ser um problema.

O novo iOS 13 deverá chegar aos usuários do iPhone 6S e superior em setembro, logo após o lançamento dos próximos modelos de iPhones.