Topo

Na cara dura: motoristas do carro autônomo da Tesla são vistos dormindo

Registro feito no Reddit mostra pessoa dormindo em carro da Tesla - Reprodução/Reddit
Registro feito no Reddit mostra pessoa dormindo em carro da Tesla Imagem: Reprodução/Reddit

Jéssica Lima

Colaboração para o UOL

24/06/2019 18h23

Resumo da notícia

  • Imagens de motoristas em carros da Tesla dormindo colocam em dúvida segurança
  • Carros estão no piloto automático, mas atenção do condutor é exigida
  • Novo caso não é novidade e já rolou acidente fatal com condutor que ignorou aviso

Novos casos de motoristas flagrados aparentemente dormindo ao volante em carros automáticos da Tesla voltaram a colocar em dúvida a segurança envolvendo quem dirige, os demais motoristas e os pedestres.

Na semana retrasada, segundo informações do site Ars Technica, dois motoristas trafegavam pela Califórnia (EUA) quando outras pessoas notaram que estavam dormindo e registraram as cenas em vídeo.

Em um deles, o passageiro que seguia por uma rodovia de Los Angeles disse a uma emissora de televisão local ter percebido que o motorista do Tesla "estava dormindo completamente, os olhos fechados e as mãos longe do volante". Ele disse, ainda, que viu o veículo novamente cerca de 30 minutos depois e o motorista seguia dormindo.

O outro vídeo foi feito na baía de San Francisco e divulgado no Reddit por outro motorista. Ele conta que tentou "várias vezes" acordar o motorista com a buzina, mas que ele despertava e voltava a adormecer.

Empreendedor vida louca ou gênio incompreendido: quem é Elon Musk?

Leia mais

O assunto não é novidade, já que outros incidentes como esses envolvendo carros autônomos da Tesla já aconteceram. Em janeiro e maio deste ano, foram postados vídeos semelhantes de pessoas dormindo ao volante, também em carros da Tesla.

Em dezembro do ano passado, a polícia rodoviária da Califórnia prendeu um homem que, além de estar dormindo, estava bêbado e outro caso parecido aconteceu com a polícia do Vale do Silício em novembro.

Em ambas as situações, a polícia teve dificuldade de fazer o carro "entender" que era para parar, já que o motorista não acordava. Em abril, uma pessoa morreu na Califórnia em um acidente que envolveu um carro da Tesla no piloto automático - segundo a empresa, o condutor ignorou advertências dadas pelo veículo.

Os carros não possuem um sistema de "assistência" para avisar o motorista se sair da pista, mas os modelos automáticos da Cadillac e da Subaru, por exemplo, monitoram o motorista por meio de câmeras. Já os carros da Tesla se atentam à mão no volante do motorista para o caso de ele soltar, emitir avisos e eventualmente parar o veículo.

Apesar de um motorista dormir ao volante não ser raro de acontecer, os incidentes envolvendo carros da Tesla levantam o questionamento da viabilidade de ter veículos autônomos circulando pelas ruas no modelo atual e com a legislação de trânsito atual, podendo colocar em risco a segurança do motorista e de outras pessoas sem conseguir delimitar ao certo de quem é a culpa.