Topo

O que é thread? Entenda a expressão que bomba na internet

A palavra thread significa "fio" e se tornou popular na internet - Getty Images/iStockphoto
A palavra thread significa "fio" e se tornou popular na internet Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt, em São Paulo

02/07/2019 04h00Atualizada em 17/08/2021 12h03

Você viu a última thread de Tilt no Twitter? Não? Ah, você não sabe o que é thread? Calma, não se sinta excluído porque muita gente tem essa dúvida. "Thread" é aquele tipo de palavra que tem origem na língua inglesa e, com a popularização das redes sociais, acabou virando uma expressão global. E isso vale especialmente para quem usa o Twitter.

Se formos simplesmente traduzir a palavra, thread é um substantivo que significa linha, fio, filamento, fibra ou um pedaço de fio.

Esse significado já dá indícios do que a palavra significa nas redes sociais. Ela se refere àquelas publicações em sequência, que em geral tratam de um mesmo assunto. Aqui abaixo temos um exemplo:

Em geral, uma thread aparece na sua linha do tempo como alguns tuítes sendo conectados por um traço. Para ver todas as mensagens, basta clicar em "Mostrar essa sequência". E como se cria uma thread? Criar uma thread no Twitter é uma tarefa bem simples que fica disponível assim que o usuário opta por escrever uma nova mensagem. Confira abaixo o passo a passo:

Da mesma maneira que ocorre com qualquer tuíte normal, é possível colocar imagens, gifs, links e até mesmo enquetes em qualquer mensagem de uma thread.