Topo

Caiu! WhatsApp, Facebook, Twitter e Instagram ficam instáveis nesta quarta

Internautas relataram falha em redes sociais nesta manhã  - Getty Images
Internautas relataram falha em redes sociais nesta manhã Imagem: Getty Images

Bruno Madrid

do UOL, em São Paulo

03/07/2019 12h14Atualizada em 27/04/2020 21h35

Internautas relataram instabilidade no WhatsApp, Facebook, Twitter e Instagram na parte final da manhã desta quarta-feira (3) em algumas regiões do país. Além do Brasil, há pessoas que tiveram dificuldades de acesso em outros lugares do mundo. Instagram e Facebook tiveram seus serviços estabilizados por volta das 19h30 (de Brasília).

De acordo com o site Downdetector, que serve como uma "previsão do tempo do mundo virtual" e mapeia instabilidade em portais, várias pessoas no sudeste do Brasil, sul do Uruguai, norte da Europa e em parte dos EUA foram afetadas.

Às 17h, o Facebook identificou que a instabilidade originou de uma "operação de manutenção de rotina", durante a qual ocorreu um problema. "Pedimos desculpas por qualquer inconveniente", disse a empresa, em comunicado. Todos os serviços da empresa ainda estavam sem funcionamento normal neste horário e assim ficaram até o começo da noite.

Nas redes sociais, o problema começou por volta das 11h. A hashtag #whatsappdown chegou a ficar no 1° lugar dos Trending Topics mundiais do Twitter - que foi o que menos apresentou instabilidade e não chegou a ficar fora do ar. No Brasil, os termos "o WhatsApp", "Instagram e Facebook" e "Zuckerberg" figuraram nas dez primeiras posições dos itens mais comentados do momento.

No WhatsApp, 54% das pessoas que notificaram problemas no Downdetector não conseguiam receber mensagens e áudios no app. Outras 24% citam falha no envio de mensagens e mais de 20% relatam pane geral.

Por volta das 15h, a reportagem do UOL Tecnologia notou falhas para enviar áudios, imagens e stickers do WhatsApp, assim como não conseguiu usar a ferramenta Status. O erro também foi mencionado por internautas do portal ao longo de toda tarde.

Já no Facebook, mais de 51% dos internautas que foram ao Downdetector afirmaram que o problema é geral. O índice é semelhante no Instagram (53%).

Em um primeiro comunicado, o Facebook, que também respondeu pelo WhatsApp, disse saber que "algumas pessoas e negócios estão com problemas para carregar ou enviar imagens, vídeos e outros arquivos em aplicativos" e afirmou que estava trabalhando para normalizar a situação. O posicionamento se manteve mesmo após a descoberta da causa do problema, horas depois.

O Instagram disse saber "que algumas pessoas e negócios estão com problemas para carregar ou enviar imagens, vídeos e outros arquivos", mas que estão "trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível".

Twitter

O Twitter também teve problemas durante o dia, que afetaram as entregas e notificações das DMs, as mensagens diretas. Às 17h, a questão foi resolvida.