Topo

Pare de pagar mico: conheça dez siglas usadas na internet

Siglas usadas nas redes sociais confundem muitos usuários - Getty Images/iStock
Siglas usadas nas redes sociais confundem muitos usuários Imagem: Getty Images/iStock

Marcelle Souza

Colaboração para o UOL

04/07/2019 04h00

Usar as redes sociais é navegar por um espaço cheio de códigos, abreviações e uma linguagem própria. Muitas vezes, a gente se perde nas siglas que surgem toda hora. É comum que os internautas peguem emprestados termos do inglês, dificultando a vida de quem não domina o idioma.

Se você não quer ficar boiando nos posts ou pagar mico perguntando o que cada termo significa, confira a seguir a lista que o UOL preparou com as siglas mais usadas no Instagram, no Twitter e no Facebook.

1) TBT

Em 2019, #tbt foi a oitava hashtag mais usada no Instagram. Essa é a abreviação para "throwback thursday", expressão que pode ser traduzida como "quinta-feira nostálgica". Por isso, anônimos e famosos inundam as redes sociais com fotos do fundo do baú neste dia da semana.

Como a Angélica lembrando a festa junina na infância...

Ou o Márcio Garcia com esta lembrança da juventude...

E esta foto para dar saudade nos fãs do "Xou da Xuxa":

2) BFF

Outra sigla bem famosa entre os usuários de redes sociais é "BFF", que quer dizer "best friends forever" (em português, "melhores amigos para sempre"). É a hashtag para manifestar o seu amor por aquela pessoa que está ao seu lado em todos os momentos (mesmo!) da sua vida.

3) LOL

Essa é mais antiga, mas alguns não devem conhecer. Também vem do inglês a sigla LOL --abreviação para "laughing out loud" (rindo) ou "lots of laughs" (muitas risadas)--, que significa que alguém está rindo muito de algum assunto ou publicação.

4) AKA

Essa pode parecer grego para muita gente, mas AKA é a sigla para "also known as", que em português significa "também conhecido como".

Vale para falar de coisa séria:

Mas também serve para fazer graça mesmo:

5) L4L

Tem quem use as suas publicações para pedir confete --em especial aquela ajudinha para bombar o próprio perfil. É para isso que serve a hashtag #l4l, abreviação para "likes for likes", que significa "curtidas por curtidas". O usuário está sugerindo que vai curtir seu conteúdo caso você curta o dele.

6) FB ou SDV

Para você conseguir mais seguidores nas redes sociais, vale usar as hashtags #FB ou "follow back", que é o mesmo que #SDV ou "sigo de volta".

7) UP

Sempre que você vir um "up" nos comentários, significa que aquela pessoa achou a postagem importante. Mas por que então só comentar "up" ("sobe", em inglês)? A ideia é que, quanto mais comentários, mais relevante um post se torna na avaliação dos algoritmos. Ao deixar um pequeno comentário, o usuário ajuda a publicação a subir na linha do tempo e ser vista por mais pessoas.

8) AC

Significa "acompanhar". É bom para quando você vir um post interessante ou polêmico no Facebook e quiser acompanhar os comentários. Como você comentou, a rede social tende a continuar mostrando os desdobramentos da publicação.

9) OOTD

Essa sigla é bem conhecida de quem tem ou acompanha blogs de moda. OOTD é a sigla para "outfit of the day", ou "look do dia".

Chic Hijab OOTD by @salwafebi

Uma publicação compartilhada por OOTDINDO|LOOKBOOKINDONESIA (@ootdindokece) em

10) RIP

Esse termo também é comum fora da internet. É usado quando alguém morre e significa "rest in peace" --expressão em inglês para "descanse em paz". É uma oportunidade de fazer uma homenagem a um ente querido ou algum famoso que você admirava muito.

#RIP my friend #nikilauda @nikilauda_official

Uma publicação compartilhada por Rubens Barrichello 1??1??1?? (@rubarrichello) em