Topo

Tem iPhone? Dá para impedir que outros abram seu WhatsApp; veja como

Face ID, importante ferramenta de segurança do iPhone, agora pode bloquear celular - Stephem Lam/Reuters
Face ID, importante ferramenta de segurança do iPhone, agora pode bloquear celular Imagem: Stephem Lam/Reuters

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

10/08/2019 04h00

O WhatsApp tem uma ferramenta bem interessante para os donos de iPhones recentes. Nas configurações do aplicativo é possível agora habilitar uma função que bloqueia o uso do mensageiro, e a única forma de desbloqueá-lo é com os meios de biometria do celular: o Touch ID (impressão digital) e Face ID (reconhecimento facial).

A ferramenta é interessante para quem empresta seu celular para algumas pessoas por quaisquer motivos. Celular de trabalho? Para pessoas da família? Tanto faz. O importante é que se você quer assegurar que essas pessoas não vejam suas conversas privadas no "Zap", essa é a melhor forma.

Não, galera do Android: ainda não temos essa função disponível para o sistema operacional do Google. Mas espera-se que um dia a equipe do app libere isso para Android também.

Aos que têm iPhone, veja abaixo os passos. Se você já tinha a biometria configurada, tudo bem. Se não tiver, vai precisar fazer isso nos ajustes do Touch ID ou do Face ID. Lembre-se que este último só existe para iPhone X ou posteriores.

WhatsApp Face ID 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Vá na página principal do WhatsApp para iPhone, depois em Conta > Privacidade > Bloqueio de tela e habilite a função.

WhatsApp Face ID 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na tela seguinte, escolha também o tempo mínimo em que você quer que a função bloqueie o WhatsApp: imediatamente (ou seja, sem tempo algum), um minuto, 15 minutos ou uma hora.

Uma vez ativada, qualquer tentativa de abrir o WhatsApp vai resultar em uma tela pedindo para o usuário usar seu rosto (Face ID) ou sua impressão digital (Touch ID) para finalmente desbloquear o app. Outra opção é entrar digitando o código de segurança de seis números do iPhone.

WhatsApp Touch ID  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para desfazer a função, basta repetir os passos acima e desligar o botão "Bloqueio de tela".