Topo

Tecnologia


Militante do Estado Islâmico é ridicularizado no Twitter espanhol

25/08/2017 12h00

MADRI (Reuters) - Um combatente do Estado islâmico tornou-se alvo improvável de piadas nas redes sociais espanholas, depois de ameaçar a Espanha com mais ataques na sequência dos ocorridos na Catalunha que mataram 15 pessoas.

Os usuários do Twitter responderam a um vídeo do Estado Islâmico, lançado na quarta-feira, transformando o jovem jihadista de língua espanhola em um meme que está entre os tópicos mais populares da rede social na quinta e sexta-feira.

Em uma chacota, o jihadista barbudo torna-se um vlogueiro do You Tube pedindo que os espectadores curtam e se inscrevam no seu canal. Em outro, ele faz um rap inspirado em reggaeton apelidado de "remix oficial do Estado Islâmico".

No vídeo original, o militante disse que o Estado Islâmico vingará os muçulmanos mortos durante a Inquisição Espanhola no século XV e reconstruirá "Al Andalus", território medieval muçulmano que ocupava a maior parte do que hoje são Espanha e Portugal.

O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelos ataques em 17 e 18 de agosto, nos quais jihadistas atropelaram pessoas com uma van na avenida mais famosa de Barcelona e posteriormente atacaram o resort litorâneo de Cambrils.

A mídia espanhola, citando fontes policiais, identificou o combatente como Muhammad Yasin Ahram Perez, de 22 anos, nascido na cidade de Córdoba. Ele se mudou para a Síria com a mãe e os irmãos em 2014 para se juntar ao Estado Islâmico.

(Por Emily Lupton)

Mais Tecnologia