Topo

Airbnb aplica limite automático de aluguel em região central de Paris

14/11/2017 11h05

Por Dominique Vidalon

PARIS (Reuters) - O site de aluguel por curto prazo Airbnb, que tem desafiado as operadoras de hotéis tradicionais, como a Accor e a Marriott, disse que vai limitar automaticamente o número de dias em que os seus anfitriões podem alugar os imóveis a cada ano no centro de Paris.    A decisão, que entrará em vigor em janeiro e acompanha iniciativas já em vigor em Londres e Amsterdã, forçará os anfitriões a cumprir efetivamente o limite oficial da França de locação de curta duração de 120 dias por ano para uma residência principal.    O movimento acontece enquanto o Airbnb, como seu par de viagens compartilhadas Uber, enfrenta uma crescente tentativa de legisladores em todo o mundo -desencadeada em parte pelo lobby da indústria hoteleira-, que vê o serviço de aluguel como uma concorrência desleal.    Em Paris, o limite de aluguel automático será aplicado somente aos quatro principais bairros da cidade, a menos que o proprietário tenha uma autorização adequada. Essas regiões incluem locais turísticos como o bairro Marais e marcos históricos, como o Louvre e a Place de la Concorde.    O Airbnb está implementando o limite, à medida que o conselho de Paris tornou obrigatório, a partir de dezembro, que as pessoas que alugam seus apartamentos em sites de aluguel de curto prazo devem registrar suas propriedades na prefeitura.

O assessor de habitação do prefeito de Paris, Ian Brossat, disse à Reuters que o limite deveria se estender a toda cidade.

"De acordo com a lei, os sites devem retirar (ofertas de aluguel) que não cumprem a lei em toda Paris. Não se pode aceitar que um site cumpra a lei somente nos quatro principais bairros da cidade."    Com mais de 400 mil anúncios, a França é o segundo maior mercado do Airbnb depois dos Estados Unidos. Paris, que é a cidade mais visitada do mundo, é o maior mercado único da empresa, com 65 mil residências disponíveis para locação.