Topo

Norte-americanos preferem agências bancárias em vez de aplicativos para abrir contas

21/02/2018 19h14

NOVA YORK (Reuters) - Aplicativos de bancos digitais continuam melhorando, mas 60 por cento dos americanos ainda preferem abrir uma nova conta corrente em uma agência bancária do que por telefone, tablet ou computador, de acordo com uma nova pesquisa.

Apresentada nesta quarta-feira pela consultoria Novantas, a pesquisa também descobriu que metade dos clientes dos EUA sentem que os bancos somente online são menos legítimos do que aqueles com agências.

A preferência por visitas à filiais por meio de serviços bancários online para alguma atividade decorre por ser conveniente ver alguém para resolver quaisquer problemas que possam surgir, descobriram os pesquisadores.

"As pessoas ainda estão presas no conforto de sentir como se houvesse uma agência próxima para se, e quando, elas precisam disso", disse Matthew Sharp, da Novantas. Não importa se eles vão até as agências com menos frequência.

As descobertas mostram que os bancos que ainda conseguem manter as filiais têm uma vantagem sobre as novidades online quando assinam novos clientes para contas primárias.

Os resultados ajudam a explicar por que o JPMorgan e o Bank of America disseram recentemente que abrirão mais agências à medida que se espalham para mais cidades. O Bank of America está se expandindo este ano para Pittsburgh. JPMorgan pretende adicionar até 400 filiais ao longo de cinco anos à medida que chegam a cidades como Boston e Washington.

A Novantas entrevistou 4.352 pessoas por email em setembro.

(Por David Henry)