Topo

Tecnologia

Vivendi propõe candidatos ao conselho da Telecom Italia em tentativa de agradar investidores

05/04/2018 17h44

PARIS (Reuters) - A companhia francesa Vivendi apresentou nesta quinta-feira uma nova lista de candidatos para o conselho da Telecom Italia, em uma tentativa de aliviar as preocupações apontadas pelo fundo ativista Elliott Advisors sobre a administração do grupo.

A lista de dez candidatos é liderada pelo presidente-executivo da Telecom Italia, Amos Genish, e inclui sua contraparte na Vivendi, Arnaud de Puyfontaine, que é sugerido para presidente não-executivo.

A Vivendi divulgou a lista para a assembléia geral em 4 de maio.

O movimento sucede a renúncia repentina de ex-membros do conselho da Telecom Italia em 22 de março. Esse gesto foi amplamente percebido como uma tentativa antecipada da Elliott de mudar a forma como a Vivendi, principal acionista da operadora italiana, com participação de quase 24 por cento, administra a empresa.

"Ao apresentar essa lista, ouvimos atentamente as opiniões dos acionistas e de outras partes interessadas", disse Puyfontaine em comunicado. "Fizemos alterações para fortalecer a competência técnica da diretoria e aproveitar um conjunto mais amplo de conhecimentos e opiniões."

A abordagem prática da gigante da mídia, controlada e liderada pelo bilionário Vincent Bollore, fomentou as tensões com o governo italiano.

Roma, que considera a Telecom Italia como estratégia de importância nacional, eventualmente usou seu chamado "golden power" para garantir que tivesse voz em algumas decisões estratégicas da empresa.

A Elliott comprou uma participação de 5,7 por cento na Telecom Italia e tornou suas demandas públicas no mês passado.

Nesta quinta-feira, o banco estatal italiano CDP confirmou que deve comprar até 5 por da Telecom Italia, em um movimento para proteger o interesse de Roma pelo grupo.

(Por Mathieu Rosemain)

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber

Mais Tecnologia