Topo

British Airways pede desculpas após 380 mil clientes serem alvo de ataque cibernético

British Airways pede desculpas depois de 380 mil clientes serem alvo de ataque cibernético - Divulgação
British Airways pede desculpas depois de 380 mil clientes serem alvo de ataque cibernético Imagem: Divulgação

Paul Sandle

De Londres

07/09/2018 11h22

A British Airways foi obrigada a pedir desculpas nesta sexta-feira (7) após os detalhes de cartões de crédito de centenas de milhares de clientes terem sido roubados durante um período de duas semanas, no pior ataque cibernético que já sofreu em seu site e aplicativo.

A companhia aérea descobriu na quarta-feira que os agendamentos feitos entre 21 de agosto e 5 de setembro foram infiltrados durante um ataque "muito sofisticado, danoso e criminoso", disse o presidente e diretor-executivo da empresa, Alex Cruz. A BA contatou imediatamente os clientes quando a dimensão da invasão se tornou clara.

VEJA TAMBÉM:

Cerca de 380 mil pagamentos com cartão foram afetados, disse a BA, e os hackers obtiveram nomes, endereços residenciais e de email, números de cartões de crédito e códigos de segurança -- informações suficientes para roubar de suas contas.

O ataque ocorreu 15 meses depois de a empresa sofrer uma pane de sistema gigantesca no aeroporto Heathrow, de Londres, que impediu as viagens de 75 mil clientes durante um feriado prolongado.

Cruz disse que a companhia aérea "lamenta profundamente" os transtornos causados pelo crime sofisticado e inédito nos mais de 20 anos de operações virtuais da BA. Ele disse que os ataques não violaram a criptografia da empresa, mas não explicou exatamente como estes obtiveram as informações dos clientes.