Topo

WhatsApp não vai mudar limite de reenvios no Brasil para barrar boatos

Anthony Boadle

23/10/2018 15h01

O WhatsApp, do Facebook, não planeja alterar o número de pessoas que podem receber uma mensagem encaminhada no Brasil, disse um executivo da empresa a repórteres nesta terça-feira.

Questionada se o WhatsApp elevará o limite de encaminhamento ou diminuir de 20 para cinco o número máximo de destinatários de mensagens encaminhadas no Brasil, como aconteceu na Índia, Victoria Grand, vice-presidente de políticas e comunicações do aplicativo, disse: "Estamos bem confortáveis com esse número 20", mas essa política "pode mudar com o tempo".

Na semana passada, o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) disse que, se eleito, tentará reverter a restrição do WhatsApp de permitir que uma mensagem seja encaminhada de uma vez só a 20 contatos, uma mudança feita para conter a disseminação de boatos.

Especialistas acreditam, no entanto, que é difícil um presidente conseguir justificar a mobilização da máquina pública para modificar o produto de uma só empresa e que a interferência em empresas é típica de países autoritários.

Conversas criptografadas, bolhas e grupos, boatos enviados por amigos, planos de 3G: tudo isso transformou o WhatsApp no vilão da eleição

Entenda