Topo

Tencent muda foco para indústria visando crescimento futuro

01/11/2018 11h24

Por Sijia Jiang

HONG KONG (Reuters) - O grupo chinês de internet Tencent Holdings planeja expandir seus serviços para setores como saúde e carros conectados, em um movimento para promover o crescimento além de seus principais negócios de consumo.

A Tencent, maior empresa de mídia social e videogames da China, anunciou em setembro uma importante reestruturação destinada a deixar de ser um negócio apenas de consumo para ingressar também na indústria.

Dowson Tong, presidente do recém-formado Grupo de Indústrias Inteligentes e Nuvem da Tencent, disse na conferência anual de parceiros globais da empresa que o novo grupo se concentrará em inteligência artificial, serviços em nuvem, big data e segurança.

"Se o desenvolvimento da internet foi centrado nos consumidores nos últimos 20 anos, provavelmente se concentrará nos negócios e na indústria nos próximos 20 anos", disse Tong durante o evento.

A reestruturação da Tencent ocorre no momento em que o principal negócio da empresa, videogames e serviços online, cresceu a um ritmo mais lento, impactado por obstáculos regulatórios neste ano.

Tong disse que a Tencent planeja continuar a melhorar seu reduto tradicional de serviços de internet ao consumidor, ao mesmo tempo em que desenvolve novos serviços voltados para a indústria, com foco em setores como saúde, transporte, educação e varejo.

O vice-presidente da Tencent, Zhong Xiangping, disse na conferência que o negócio de direção autônoma da empresa é para fornecer software e serviços. Ela também fornece serviços de nuvem para parceiros de negócios em carros conectados, uma área onde a Tencent obteve licenças para testes em estradas de Shenzhen e Pequim, disse Zhong.

Lin Songtao, vice-presidente encarregado das plataformas de conteúdo da Tencent, disse que a empresa reservou um fundo de 5 bilhões de iuanes (720,13 milhões de dólares) para incentivar conteúdo criativo em várias plataformas da Tencent, que incluem o aplicativo de mensagens WeChat e aplicativos de música semelhantes ao Spotify.

Lin também disse que lançou o Yoo, um novo aplicativo de vídeos curtos que focará em conteúdo de 1 a 3 minutos, que segundo ele vem se tornando o formato mais popular de consumo de mídia.

(Por Sijia Jiang)