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Startup Sidecar processa Uber por preço predatório e prática anticompetitiva

11/12/2018 17h28

Por Heather Somerville

SÃO FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - A startup Sidecar, pioneira no mercado de transporte por aplicativo, abriu processo contra o Uber, acusando-o de praticar preços predatórios e promover ações anticompetitivas que resultaram na saída da Sidecar do mercado.

O processo, registrado num tribunal de São Francisco nesta terça-feira, afirma que o Uber usou de subsídios e práticas como pedidos falsos de corrida em serviços concorrentes na tentativa de dominar o mercado. A Sidecar encerrou as atividades em dezembro de 2015 e vendeu seus ativos para a General Motors em 2016.

O processo foi aberto após o Uber ter feito um pedido sigiloso de oferta inicial de ações na última quinta-feira e é o mais recente em uma longa lista de disputas jurídicas que têm a companhia como alvo.

A ação em nome da Sidecar foi aberta pela SC Innovations, sucessora da Sidecar. Sunil Paul, co-fundador da Sidecar afirmou que a luta "nunca foi justa" com o Uber.

"Foi por isso que a Sidecar faliu", disse Paul. "E é também por isso que tanto motoristas quanto passageiros ficaram com preços maiores e menos escolhas hoje. Agora é claro que as táticas predatórias e anticompetitivas do Uber deram certo."

A Sidecar alega que "executivos de alto escalão do Uber dirigiram campanhas clandestinas" para fazerem pedidos falsos de corridas no aplicativo da Sidecar. Os motoristas do aplicativo foram inundados com pedidos de corridas enviados pelo Uber que eram cancelados antes que eles chegassem aos pretensos usuários.

"Isso criou um círculo vicioso que prejudicou a capacidade da Sidecar em desafiar o Uber", afirma o processo.

A Sidecar lançou seu serviço em 2012 e foi o primeiro aplicativo a mostrar aos passageiros o preço da corrida antes de fazerem o pedido do carro.

O Uber, fundado em 2009, lançou seu serviço em 2013. A rival Lyft também iniciou operação em 2012. As empresas tinham sede em São Francisco.

"O transporte por aplicativo é uma indústria altamente competitiva, com muitas empresas chegando. Nem todas sobreviveram", disse um porta-voz do Uber.

"O Uber intencionalmente sustentou prejuízos de curto prazo para tirar a Sidecar do mercado enquanto o Uber assumia posição dominante de mercado", afirma o processo.