Topo

Arm Holdings revela chip para sensores automotivos

18/12/2018 14h20

Por Stephen Nellis

SÃO FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - A Arm Holdings, empresa de tecnologia de chips controlada pelo grupo japonês SoftBank, ampliou nesta terça-feira presença no mercado automotivo, com o lançamento de um chip destinado a controlar fluxos de dados e que deve ajudar carros autônomos a navegar pelas estradas.

O mais novo projeto de chips da Arm, chamado de Cortex-A65AE, deve chegar ao mercado em 2020, e foi projetado para ser capaz de lidar com o fluxo de dados dos sensores de um carro autônomo quase em tempo real, mas com novos recursos de segurança destinados a tornar os chips mais adequados para carros, onde falhas que são pequenos incômodos em eletrônicos de consumo podem levar a acidentes.

A Arm é mais conhecida como fornecedora de tecnologia de chips para celulares. A empresa fornece alguns dos designs e tecnologias de essencialmente todos os chips de processamento para telefonia móvel, incluindo iPhones e dispositivos Android equipados com chips da Qualcomm.

Em setembro, a Arm lançou seu primeiro chip automotivo, o Cortex-A76AE, o primeiro da empresa a ser equipado com um novo recurso de segurança chamado "Split Lock".

A ideia é que, quando os designers de carros quiserem que o chip trabalhe mais rápido, eles podem dividir os "núcleos" de processamento no chip e processar dados em vários núcleos de uma só vez. Mas quando quiserem maximizar a segurança, eles podem "travar" os núcleos juntos para realizarem as mesmas operações simultaneamente e verificar o trabalho do chip, minimizando a chance de erros de computação.

(Por Stephen Nellis)