Topo

Uber recebe aval da Pensilvânia para retomar testes com carro autônomo

18/12/2018 21h04

WASHINGTON (Reuters) - O Uber recebeu aprovação da Pensilvânia para retomar testes de carros autônomos em estradas públicas esta semana, mostraram documentos do Estado norte-americano, nove meses depois de ter suspendido o programa após um acidente mortal no Arizona.

    Uma porta-voz da empresa disse nesta terça-feira que o Uber ainda não retomou os testes. Em novembro, o Uber disse que buscava permissão da Pensilvânia para retomar os testes.

    O Uber disse no mês passado que, quando retomasse os testes, faria isso com dois funcionários no banco da frente, ativando um sistema contínuo de freios automáticos, além de monitorar mais rigorosamente a segurança dos funcionários.

    A Reuters publicou no início do mês que depois de receber aprovação da Pensilvânia, o Uber planejou começar a testar "vários carros entre dois escritórios da empresa em Pittsburgh, onde o Uber estreou seus veículos autônomos 2016, disse a porta-voz da empresa, Sarah Abboud.

    O relançamento é uma diminuição dramática da operação anterior. A empresa no passado desencadeou sua frota em modo autônomo em vias públicas em alta velocidade, após o anoitecer, em áreas cheias de pedestres e com um único motorista de backup no banco da frente.

    Desta vez, os carros não funcionarão à noite ou em clima úmido, e não excederão velocidades de 40 quilômetros por hora, disse Abboud. A empresa não tem planos de retomar a captação de passageiros nos carros-robô, serviço que a Uber lançou em 2016.

    Em março, autoridades do Arizona suspenderam a licença do Uber de testar seus carros autônomos depois que um de seus carros bateu e matou uma mulher atravessando a rua à noite no subúrbio de Phoenix.

    (Reportagem de David Shepardson)