Topo

Apple assina acordo para distribuir programas do iTunes em TVs da Samsung

07/01/2019 13h19

Por Stephen Nellis

(Reuters) - A Samsung Electronics vai adicionar um aplicativo em suas smart TVs nos próximos meses para permitir que os proprietários assistam a conteúdos comprados no serviço da Apple iTunes, um possível primeiro sinal de que a Apple está procurando distribuir seu futuro serviço de televisão para dispositivos produzidos por outras empresas.

O acordo é parte de uma mudança contínua de estratégia da Apple, que está enfrentando fracas vendas na China e um saturado mercado global de smartphones, em que os usuários estão permanecendo por mais tempo com seus aparelhos e impactando os negócios da empresa.

Como resultado, a Apple está se apoiando cada vez mais em seu segmento de serviços, que inclui negócios como o sistema de armazenamento iCloud, além de seus empreendimentos nas áreas de música e televisão.

A Apple anunciou vários acordos de alto nível para criar conteúdos originais de televisão, incluindo um programa com Oprah Winfrey, mas ainda não disse como planeja distribuir esse conteúdo ou quando o serviço será lançado.

Sob o acordo, anunciado no domingo, a Samsung disse que vai adicionar um aplicativo em seus televisores que permitirá aos usuários navegar e reproduzir filmes e programas de TV existentes no iTunes, além de compra ou aluguel de novos conteúdos.

A Samsung também informou que vai adicionar o software AirPlay 2, também da Apple, que vai permitir que os usuários que possuem iPhone transfiram o conteúdo de seus aparelhos para os televisores Samsung.

Muitos acordos que já existem entre empresas de conteúdo e fabricantes de smart TVs envolvem um pagamento das empresas de conteúdo para os fabricantes dos televisores pelo direito de aparecer em seus dispositivos. A Apple e a Samsung se recusaram a comentar se a Apple está pagando alguma taxa ou um percentual das vendas feitas nos televisores sob o novo acordo.