Topo

ASML tem início de ano lento com fabricantes de chips adiando encomendas

23/01/2019 13h50

Por Toby Sterling

VELDHOVEN, Holanda (Reuters) - A ASML Holding NV, importante fornecedora para as maiores fabricantes de chips de computadores do mundo, disse que as vendas seriam fracas no primeiro trimestre, conforme alguns dos clientes adiaram as encomendas para segunda metade do ano.

O anúncio da produtora de equipamentos de chips surge após os clientes Samsung Electronics e TSMC sinalizarem fraqueza em preços de chip de memória e na demanda por chips lógicos usados em telefones sofisticados.

"O ano completo será bom, mas o primeiro trimestre vai ser leve", disse o presidente-executivo da ASML, Peter Wennink, em comunicado.

ASML, cujos clientes também incluem a Intel, fabrica máquinas de litografia, uma parte essencial do processo de produção de chips que ajuda a rastrear circuitos.

As ações da companhia chegaram a cair 3 por cento, mas anularam as perdas e subiam mais de 1 por cento por volta das 13:46 (horário de Brasília).

A empresa holandesa projeta as vendas do primeiro trimestre em 2,1 bilhões de euros (2,4 bilhões de dólares), ante 2,3 bilhões de euros um ano atrás, acrescentando que tanto as vendas quanto as margens seriam mais fortes na segunda metade do ano que na primeira.

A ASML também informou que ainda vê demanda "sólida" da China, algo surpreendente, já que a Apple, entre outras empresas, citou fraqueza entre consumidores chineses como motivo para rebaixamento recente nas estimativas de receita.

(Por Toby Sterling)