Topo

Taxistas em Madri bloqueiam acesso a feira turística em protestos contra Uber

23/01/2019 17h31

MADRI (Reuters) - Centenas de taxistas protestaram do lado de for a de uma das maiores feiras turísticas de Madri nesta quarta-feira, usando seus automóveis para bloquear o acesso a vias e queimando lixo como parte de uma greve sem previsão de término contra o Uber e outros serviços de compartilhamento de transporte.

Eles se manifestam desde segunda-feira contra aplicativo, que oferecem corridas a preços menores que os de táxis, queixando-se de que as regras estão sendo ignoradas com concorrência desleal.

Em setembro, o governo da Espanha concedeu às empresas de compartilhamento de transporte um prazo de quatro anos para cumprirem as regras que garantem a elas apenas uma nova licença para cada 30 de taxistas.

"Não é certo que após trabalhar tantos anos como o fizemos, eles queiram nos tirar do caminho", disse o taxista Francisco Sanchez. "Eles (políticos e serviços de compartilhamento de corridas) estão nisso juntos."

Com as regiões livres para adotar suas próprias restrições, a Catalunia planeja um projeto de lei que força os clientes de aplicativos que solicitem o transporte com antecedência de 15 minutos a uma hora, disse uma fonte do governo.

Taxistas em greve de Barcelona devem votar as regras propostas na quarta-feira, de acordo com reportagens na mídia.

A Unauto VTC, uma associação que representa os serviços de compartilhamento de transporte, disse que a "chantagem" do setor de táxis havia "sequestrado" Barcelona.

(Por Guillermo Martinez e Paul Day)