Topo

Só o celular dobrável salva? Lucro da Samsung cai e 2019 pode ser difícil

O novo celular dobrável da Samsung foi mostrado em San Francisco em 2018 - Reprodução
O novo celular dobrável da Samsung foi mostrado em San Francisco em 2018 Imagem: Reprodução

Ju-min Park e Heekyong Yang

De Seul

31/01/2019 09h43

A Samsung afirmou nesta quinta-feira que espera resultados mais fracos em 2019, depois de publicar uma queda de 29 por cento no lucro operacional do quarto trimestre, em um desempenho pressionado por desaceleração na demanda por microprocessadores de memória.

A companhia afirmou que espera um "declínio no resultado anual" em 2019, embora as vendas de produtos de memória devem começar a se recuperar no segundo semestre.

Incertezas sobre a guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos contra a China e a desaceleração da economia chinesa vão atingir o desempenho de companhias globais de eletrônicos, o que vai pressionar a demanda por chips de memória, smartphones e telas, afirmam analistas.

Mas alguns investidores esperam uma recuperação da Samsung no segundo semestre, apoiada por vendas de chips para centrais de processamento de dados e lançamentos de redes de telefonia móvel com tecnologia 5G, além de novos dispositivos que incluem um aguardado celular com tela dobrável pela companhia sul-coreana.

"Se o celular dobrável da Samsung for um sucesso, será uma boa notícia para as ações da Samsung", disse Park Jung-hoon, gestor de recursos na HDC Asset Management.

Muito além do Galaxy: os bastidores do império da Samsung

Leia mais
A Samsung afirmou que o lucro operacional do quarto trimestre foi de 10,8 trilhões de wons (9,7 bilhões de dólares), em linha com a estimativa da companhia. A receita caiu 10 por cento, para 59,3 trilhões.

A companhia afirmou que a demanda por chips de memória deve continuar fraca no primeiro trimestre antes de iniciar uma recuperação gradual a partir do segundo, que será apoiada por vendas a companhias de computação em nuvem.

A divisão de celulares da Samsung teve lucro de 1,5 trilhão de wons no trimestre passado, uma queda de 38 por cento sobre um ano antes.

Embora as vendas de smartphones deverão continuar estáveis neste ano, o preço médio dos aparelhos deve subir uma vez que mais dispositivos terão recursos mais caros como multicâmeras, disse a Samsung.

A companhia está prometendo lançamento de telefones dobráveis e compatíveis com tecnologia 5G neste ano. Os novos modelos da linha Galaxy devem ser revelados em fevereiro, mas a empresa ainda não indicou uma data para o lançamento do aparelho com tela dobrável.

Veja como o celular com tela dobrável da Samsung vai funcionar: