Topo

Governo Trump dá ordem para promoção de inteligência artificial

12/02/2019 10h36

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na segunda-feira uma ordem executiva pedindo a agências do governo norte-americano para dedicarem mais recursos e investimentos em pesquisa, promoção e formação de inteligência artificial (IA).

Sob a Iniciativa Americana IA, o governo dos EUA está orientando as agências do país a priorizarem os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, aumentarem acesso a dados e modelos federais para essa pesquisa e preparar os trabalhadores para se adaptarem à era da inteligência artificial.

Não houve financiamento específico anunciado para a iniciativa, mas a Casa Branca quer relatórios melhores e acompanhamento dos gastos em pesquisa e desenvolvimento relacionados à tecnologia.

A Casa Branca disse que o investimento em IA é "fundamental para criar as indústrias do futuro, como carros autônomos, robôs industriais, algoritmos para diagnóstico de doenças e muito mais".

A iniciativa visa garantir que os Estados Unidos mantenham o que consideram como vantagem no desenvolvimento de IA e áreas relacionadas, como industrialização avançada e computação quântica.

Trump, em discurso do Estado da União na semana passada, disse estar disposto a trabalhar com legisladores para entregar novos e importantes investimentos em infraestrutura, incluindo investimentos nas indústrias de ponta do futuro.

Michael Kratsios, um conselheiro científico da Casa Branca, disse em um ensaio na revista Wired na segunda-feira que "com a liderança apropriada, a IA pode capacitar os trabalhadores americanos, libertando-os de tarefas mundanas".

"A IA é algo que afeta todos os aspectos da vida das pessoas", disse um importante funcionário do governo norte-americano a jornalistas no domingo. "O que essa iniciativa tenta fazer é unir todos os envolvidos e mostrar a promessa dessa tecnologia para o povo americano", disse a autoridade.