Topo

Pentágono vai rever certificados de veículos lançadores da SpaceX

12/02/2019 11h26

BANGALORE, Índia (Reuters) - O Pentágono avaliará o certificado dos veículos lançadores da SpaceX, do bilionário Elon Musk, para determinar se a Força Aérea dos Estados Unidos cumpriu certas diretrizes.

"Nosso objetivo é determinar se a Força Aérea dos Estados Unidos cumpriu com o Guia de Certificação de Novos Operadores de Serviços de Lançamento ao certificar o projeto do sistema de lançamento para os veículos lançadores SpaceX, Falcon 9 e Falcon Heavy Evolved", disse o general Michael Roark, vice-inspetor do Departamento de Defesa dos EUA. A revisão dos certificados começará este mês.

Em dezembro, um foguete SpaceX carregando um satélite de navegação militar dos Estados Unidos partiu de Cabo Canaveral, na Flórida, marcando a primeira missão espacial de segurança nacional da empresa de transporte espacial para os Estados Unidos.

O lançamento foi uma vitória significativa para Musk, que passou anos tentando entrar no lucrativo mercado de lançamentos espaciais militares dominadas pela Lockheed Martin e Boeing.

A empresa de foguetes de Musk disse no mês passado que reduzirá sua força de trabalho em cerca de 10 por cento em relação aos mais de 6 mil funcionários da companhia, citando "desafios extraordinariamente difíceis pela frente".