Topo

Alemanha consulta indústria sobre potencial da tecnologia blockchain

18/02/2019 11h52

BERLIM (Reuters) - A Alemanha abriu um processo de consulta sobre como explorar o potencial da tecnologia blockchain antes de apresentar uma estratégia de ação neste ano, disseram fontes do governo nesta segunda-feira.

Berlim é um centro para startups, das quais cerca de 170, de uma forma ou de outra, trabalham com blockchain, a tecnologia que sustenta a moedas digitais como o bitcoin.

Há um grande interesse de potenciais participantes e investidores de uma série de indústrias, incluindo de veículos, produtos farmacêuticos, energia e administração do setor público, que esperam transformar a forma como negócios em massa são feitos via blockchain.

De acordo com as fontes, empresas e grupos da indústria que poderiam se tornar interessados em um processo de implantação de blockchain na maior economia da Europa foram convidados a fornecerem recomendações a partir desta semana.

Embora resultados concretos estão sendo buscados, ainda não está claro se eles se materializam imediatamente em qualquer movimento legislativo, disseram eles.

Startups que trabalham com blockchain disseram que sem um quadro legal, existem obstáculos de entrada elevados para a adoção mais ampla da tecnologia. Os governos pedem cautela em relação às criptomoedas que utilizam a tecnologia.

Poucas das grandes economias do mundo criaram estratégias abrangentes sobre como fomentarem startups de blockchain.

Alguns, incluindo Grã-Bretanha e Cingapura, permitiram que essas empresas tivessem liberdade limitada para testarem aplicações inovadoras de blockchain no setor financeiro.

(Por Vera Eckert)