Topo

Uber faz acordo com Serpro para verificação de motoristas

10/04/2019 17h57

SÃO PAULO (Reuters) - A Uber fechou um contrato com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para melhorar a segurança dos usuários e motoristas da empresa de transporte urbano por aplicativo, informou a Agência Brasil nesta quarta-feira.

A parceria envolve dois serviços, sendo um deles o Datavalid, uma forma de confirmar a identidade do motorista da Uber utilizando validação biométrica em fotos de seu rosto solicitadas pelo aplicativo enquanto ele estiver trabalhando.

“Se o João se cadastra como motorista mas o Luiz tenta dirigir no lugar do João, a gente consegue detectar essa tentativa de fraude, porque ele vai ter que fazer uma ‘selfie’ em algum momento, de forma aleatória, e aí nós compararemos essa foto com a foto cadastrada na plataforma”, disse Tiago Fetter, gerente do departamento de negócio para mercado privado do Serpro, segundo a Agência Brasil.

A Uber também poderá consultar o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para confirmar informações sobre os candidatos a motorista, utilizando os dados de CNH e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), para checar a ocorrência de eventuais roubos e sinistros.

O contrato entre a Uber e o Serpro não tem prazo determinado.

O Serpro já possui um contrato com a empresa 99, que pertence a gigante chinesa de mobilidade Didi Chuxing.

Os valores dos contratos não foram informados.

(Por Peter Frontini)