Topo

Governo de São Paulo anuncia programa de vigilância por drones

Drone voando pelos céus pode ser a nova arma da Polícia Militar em São Paulo - iStock
Drone voando pelos céus pode ser a nova arma da Polícia Militar em São Paulo Imagem: iStock

Peter Frontini

12/04/2019 16h07

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta-feira (12) a implantação de um programa de vigilância da Polícia Militar por meio de drones, o Dronepol. O governo paulista vai comprar 208 drones para o programa, em um investimento estimado em mais de R$ 6,3 milhões.

As aquisições devem ocorrer por meio de licitações ainda neste semestre e a entrega dos equipamentos deve acontecer até outubro.

O custo operacional para drone é 140 vezes menor do que o custo operacional de um helicóptero da Polícia Militar. E a funcionalidade e eficiência chega a ser superior, dado ao fato de que o drone pode fazer voos em baixa altitude
João Doria

Os drones serão integrados ao sistema "Olho de Águia" da Polícia Militar, um programa de monitoração em tempo real que envia as imagens captadas para o Centro de Operações da PM, informou o governo do Estado.

Antes da utilização, os drones deverão ser homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Departamento de Controle de Espaço Aéreo (DCEA), além de estarem de acordo com normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os policiais que utilizarão os drones deverão passar por cursos específicos.