Topo

Google, Facebook, Twitter têm de fazer mais para combater fake news, diz UE

23/04/2019 10h12

BRUXELAS (Reuters) - Google, Facebook e Twitter precisam fazer mais para lidar com notícias falsas antes das eleições para o Parlamento europeu no próximo mês, disse a Comissão Europeia esta terça-feira, depois do relatório mais recente do grupo ter mostrado falta de progressos em algumas áreas.

Os relatórios mensais seguem um compromisso feito pelos gigantes da tecnologia e órgãos comerciais de publicidade em outubro do ano passado, para combater a disseminação de notícias falsas e evitar regulamentações mais pesadas.

A UE alertou para a interferência estrangeira durante a campanha para as eleições para o Parlamento Europeu e para as eleições nacionais na Bélgica, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Grécia, Polônia, Portugal e Ucrânia nos próximos meses.

"Mais aperfeiçoamentos técnicos, bem como a partilha de metodologias e conjuntos de dados para contas falsas, são necessários para permitir que especialistas, verificadores de fatos e pesquisadores realizem avaliações independentes", disse o órgão executivo da UE.

A Comissão disse que o Google não avançou suficientemente na definição de publicidade baseada em ativismo. O relatório cobriu as ações tomadas pelas empresas em março.

O Facebook, que derrubou oito redes coordenadas de fake news originárias da Macedônia do Norte, Kosovo e Rússia, não revelou se estas redes afetaram internautas da UE.

Já o Twitter não forneceu detalhes sobre suas medidas contra spam e contas falsas e também não informou sobre qualquer ação para melhorar a análise dos canais de anúncios.

(Por Foo Yun Chee)