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Twitter tem receita trimestral acima do esperado, com alta em base de usuários

23/04/2019 10h50

Por Angela Moon

NOVA YORK (Reuters) - O Twitter teve receita trimestral melhor do que a esperada e divulgou nesta terça-feira um aumento surpreendente na base de usuários ativos mensais, mostrando que seus esforços para excluir contas de spam e fiscalizar melhor os posts estão atraindo mais usuários e anúncios.

As ações do Twitter subiram quase 10 por cento logo após o anúncio dos resultados do primeiro trimestre nas negociações antes da abertura.

A divulgação marcou o último trimestre em que a empresa revelou contagem de usuários ativos mensais e, a partir de agora, o Twitter fornecerá apenas dado sobre usuários ativos diários monetizáveis, uma métrica criada para medir as pessoas expostas à publicidade diariamente na rede social.

A empresa, porém, previu receita para o próximo trimestre muito abaixo das estimativas dos analistas, e disse que precisaria continuar investindo pesado em limpeza do Twitter, bem como novos produtos publicitários e outras melhorias.

"Agora estamos removendo 2,5 vezes mais tuítes que compartilham informações pessoais e 38 por cento dos tuítes abusivos que são retirados a cada semana estão sendo proativamente detectados por modelos de aprendizado de máquina", afirmou o presidente-executivo da empresa, Jack Dorsey, em comunicado.

A contagem trimestral de usuários ativos mensais da empresa subiu 9 milhões, alcançando 330 milhões em relação ao trimestre anterior. Analistas esperavam, em média, 318,8 milhões, o que seria uma queda de 2,2 milhões de usuários, segundo dados da IBES Refinitiv.

Usuários ativos diários monetizáveis subiram para 134 milhões no primeiro trimestre, 12 por cento a mais que no ano passado, segundo o Twitter.

No primeiro trimestre de 2019, a receita do Twitter aumentou 18 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, para 787 milhões de dólares, superando as expectativas de Wall Street de 776,1 milhões.

A receita foi impulsionada pelas vendas de anúncios, que também subiram 18 por cento, para 679 milhões de dólares. Nos Estados Unidos, a receita publicitária aumentou 26 por cento em relação ao ano anterior, em parte graças aos anúncios em vídeo.

A despesa operacional total, incluindo o custo da receita, aumentou em 18 por cento, para 693 milhões de dólares em relação ao primeiro trimestre do ano anterior.

A empresa reiterou que as despesas operacionais cresceriam cerca de 20 por cento em 2019 para suportar os gastos que havia esboçado no início deste ano.

O Twitter teve lucro trimestral de 191 milhões de dólares, ou 0,25 dólar por ação, ante 61 milhões, ou 0,08 dólar por ação, um ano antes. Excluindo um benefício fiscal de 124,4 milhões de dólares, a empresa ganhou 0,09 dólar por ação.