Topo

França lançará redes 5G em 2020 apesar de problemas da Huawei

21/05/2019 10h41

PARIS (Reuters) - A França lançará a implantação de sua rede 5G em 2020, como o planejado, apesar das atuais dificuldades enfrentadas pela fabricante chinesa de equipamentos Huawei, que podem fazer algumas operadoras a trocar de fornecedor, disse o regulador do setor de telecomunicações nesta terça-feira.

"Para mim, isso terá um impacto limitado", disse o chefe da agência reguladora francesa Arcep, Sebastian Soriano, a jornalistas e analistas em Paris, acrescentando que nenhuma operadora de telecomunicações francesa depende exclusivamente de equipamentos da Huawei para cobertura de grandes cidades.

"Estamos visando um lançamento comercial do 5G em 2020", reiterou, acrescentando que a Arcep seria flexível com operadoras que decidirem mudar de fornecedor de equipamentos.

Os Estados Unidos incluíram a Huawei na semana passada em uma lista negra que torna muito difícil para a empresa fazer negócios com companhias norte-americanas. A inclusão da empresa ocorreu sob alegação de que a Huawei estava envolvida em atividades que apresentavam risco à segurança nacional dos EUA.

Na segunda-feira, o Departamento de Comércio dos EUA concedeu à Huawei uma licença de compra de produtos do país até 19 de agosto para manter as redes de telecomunicações existentes em atividade e fornecer atualizações de software para smartphones Huawei. A empresa chinesa ainda está proibida de comprar hardware e software produzidos nos EUA para fabricar novos produtos sem licenças adicionais, que são difíceis de obter.

(Por Gwénaëlle Barzic)