Topo

Primeiros satélites de novo serviço de internet de Elon Musk entram em órbita

24/05/2019 13h20

Por Joey Roulette

CABO CANAVERAL (Reuters) - A SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, lançou na quinta-feira o primeiro lote de 60 pequenos satélites em órbita terrestre para seu novo serviço de internet Starlink.

Um foguete Falcon 9 transportando os satélites partiu da estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, abrindo caminho para um empreendimento que Musk espera gerar muito dinheiro para suas maiores ambições no espaço.

O lançamento aconteceu uma semana depois de duas contagens regressivas para a missão terem sido canceladas - uma vez devido a ventos fortes no Cabo e na noite seguinte, a fim de atualizar o software do satélite e "checar três vezes" todos os sistemas.

Os 60 satélites entraram em órbita, como planejado, cerca de uma hora após o lançamento. O foguete reutilizável do Falcon 9 foi levado de volta à terra num pouso bem sucedido no Atlântico.

A SpaceX disse que provavelmente levará mais um dia para saber se todos os satélites implantados estão funcionando adequadamente. Cada um pesa cerca de 227 kg, tornando-os a carga mais pesada transportada pela SpaceX até o momento.

Eles representam a fase inicial de uma rede de satélites planejada para transmitir sinais de serviço de internet de alta velocidade do espaço para clientes pagantes em todo o mundo.

Musk disse que a SpaceX começará a se aproximar dos clientes ainda este ano ou no próximo. Até 2 mil satélites serão lançados por ano, com o objetivo final de colocar até 12 mil em órbita.