Topo

Huawei mostra erros de ortografia para mostar que rival dos EUA roubou segredos

04/06/2019 20h44

Por Bruce Tomaso

SHERMAN (Reuters) - Um ex-gerente de engenharia usou segredos comerciais da Huawei e atraiu 24 de seus funcionários para montar indevidamente uma empresa startup, um advogado da empresa chinesa disse a um júri do Texas nesta terça-feira.

    O julgamento para decidir uma ação civil começou com o advogado da Huawei mostrando os jurados que erros de ortografia em seus documentos internos foram repetidos em propostas do ex-gerente Ronnie Huang usou para montar a fabricante de chips CNEX Labs três dias depois de deixar a Huawei.

    Dois anos atrás, a Huawei processou a CNEX e Huang, que co-fundou CNEX em 2013, buscando pelo menos 85,7 milhões de dólares em danos e direitos à sua tecnologia de controle de memória.

    Huang, que nega alegações da empresa, testemunhou em tribunal na terça-feira que não se recorda ou não pode explicar como os documentos usados para montar a CNEX incluíram gráficos, diagramas e passagens muito semelhantes aos trabalho que ele tinha feito para a Huawei.

    A empresa chinesa se tornou um ponto crítico em alegações do governo dos Estados Unidos de que a engrenagem Huawei é uma ameaça para a segurança dos EUA. O governo dos EUA colocou a empresa numa lista negra e está pressionando aliados dos EUA para não comprar seu equipamento.

    A China na semana passada retaliou contra a proibição, dizendo que planeja elaborar sua própria lista de empresas estrangeiras e pessoas que considera "não confiáveis" para prejudicar empresas chinesas.

    Além de mostrar aos jurados os documentos erros ortográficos comuns, o advogado da Huawei Michael Wexler mostrou trechos de um vídeo em que outro ex-funcionário admitiu copiar 5.760 arquivos do seu computador de trabalho antes de sair da Huawei para participar do CNEX.