Topo

Especialistas da UE pedem que empresas concedam acesso à tecnologia a rivais

26/06/2019 15h29

Por Foo Yun Chee

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia deveria ordenar que empresas concedam a rivais acesso razoável à tecnologia que pode ser usada em projetos de inteligência artificial, disse um painel de especialistas, que inclui Google, SAP e IBM, nesta quarta-feira.

A recomendação do grupo, cujos 52 membros também incluem acadêmicos e representantes de órgãos do setor, poderia formar a base de regras para toda a UE nos próximos anos.

A Comissão Europeia recorreu à ajuda de especialistas no ano passado como parte de plano para implantar inteligência artificial (IA) em todo o bloco e ajudar empresas europeias a alcançar rivais na Ásia e nos Estados Unidos.

Os especialistas também alertaram contra governos que usam sistemas de IA para espionar indivíduos. A China tem sido criticada por ativistas, acadêmicos, governos estrangeiros e especialistas em direitos da ONU sobre o que eles chamam de detenções em massa e vigilância rigorosa da minoria muçulmana Uighur e outros grupos muçulmanos em Xinjiang.

"Embora possa haver uma forte tentação de os governos" protegerem a sociedade "construindo um sistema de vigilância abrangente baseado em inteligência artificial, isso seria extremamente perigoso se levado a níveis extremos", disse o grupo.

Ele disse que os governos da UE devem se comprometer a não se envolver em vigilância em massa de indivíduos.

Os especialistas também sugeriram o desenvolvimento de ferramentas de IA para ajudar organismos da sociedade civil e organizações não-governamentais a detectar parcialidades e preconceitos na tomada de decisões de governo.