Topo

Apple lança programa de desenvolvimento de aplicativos na China

10/07/2019 10h49

XANGAI (Reuters) - A Apple iniciou um programa em Xangai para ajudar os desenvolvedores chineses a criar aplicativos como parte dos esforços para desenvolver seus negócios de serviços em um de seus mercados estrangeiros mais críticos.

O programa realizará palestras, workshops e sessões de networking para desenvolvedores regularmente, disse a empresa em um comunicado na terça-feira. Mais de 2,5 milhões de desenvolvedores para as plataformas da Apple são da grande China, região que inclui Taiwan, Hong Kong e China continental.

O lançamento acontece em um momento em que as vendas do iPhone na China -- e no mundo -- diminuíram e o presidente-executivo Tim Cook falou sobre o negócio de serviços da Apple no país como um ponto positivo. O negócio de serviços obtém receita de aplicativos, mídia e outros softwares.

Na terça-feira, um relatório da empresa de pesquisas Evercore ISI afirmou que a receita de serviços da Apple provavelmente subiu no trimestre encerrado em junho, impulsionada em parte pelo crescimento da China.

A Apple iniciou um programa semelhante em 2017 em Bangalore, na Índia. Os mercados indianos e chineses de smartphones são dominados por empresas que fabricam dispositivos baseados em Android, como Xiaomi e Samsung.

Para combater a concorrência, a Apple lançou vários sistemas de financiamento no início deste ano para tornar os iPhones mais acessíveis para os consumidores chineses. Os varejistas de eletrônicos chineses também reduziram o preço de alguns modelos do iPhone.

(Por Josh Horwitz)