Topo

Reino Unido adia decisão sobre o papel da Huawei em redes 5G

22/07/2019 16h53

LONDRES (Reuters) - O Reino Unido adiou nesta segunda-feira uma decisão sobre se a Huawei poderá participar do desenvolvimento de redes 5G, até ficar mais claro o impacto das medidas norte-americanas tomadas contra a empresa chinesa.

"Essas medidas podem ter um impacto potencial sobre a futura disponibilidade e confiabilidade dos produtos da Huawei, juntamente com outros impactos no mercado, e por isso são considerações relevantes para determinar o envolvimento da Huawei na rede", disse o ministro da Indústria, Jeremy Wright.

Até a posição dos EUA ficar mais clara, o Reino Unido concluiu ser precipitado tomar decisões específicas em relação à Huawei, mas que o fará o mais rápido possível, disse ele.

O Conselho de Segurança Nacional do Reino Unido, presidido pela Premier Theresa May, discutiu a questão em abril e decidiu em princípio bloquear Huawei de partes críticas da rede 5G, mas dar-lhe acesso limitado a partes menos sensíveis.

Uma decisão final deve ter sido incluída numa revisão da cadeia de suprimentos de telecomunicações publicada por Wright nesta segunda-feira, mas a renúncia de May interrompeu o processo. Ela deve entregar seu sucessor na quarta-feira.

Wright disse que o Reino Unido pode decidir banir completamente a Huawei da rede 5G, movimento que as operadoras de telecomunicações disseram que atrasaria a implantação dos serviços e aumentaria significativamente os custos.

"É claro que é uma possibilidade e permanece como assim até o governo poder decidir se a proibição total dos equipamentos da Huawei na rede 5G é o curso de ação apropriado", disse Wright.

(Por Paul Sandle e Kylie MacLellan)