Topo

Tecnologia

WhatsApp


WhatsApp baixa limite e impede que mensagens sejam encaminhadas para geral

Justin Sullivan/Getty Images/AFP
WhatsApp planeja mudanças que não irão te deixar nada feliz Imagem: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

17/12/2018 12h03

O WhatsApp vai reduzir o número de contatos com quem você pode compartilhar mensagens de uma só vez a, no máximo, cinco contatos. Atualmente, o limite é de 20 pessoas ou grupos e já foi baixado para minar a disseminação de boatos pela rede social, como as notícias falsas e spams.

A novidade foi noticiada pelo site WABetaInfo, que costuma adiantar mudanças cruciais no aplicativo de mensagens do Facebook.

Até agora, o compartilhamento reduzido a cinco conversas funcionava apenas na Índia, onde uma onda de notícias falsas levou ao linchamento de diversas pessoas pelo país, que eram apontadas, sem fundamento, como suspeitas de sequestrar crianças.

Agora, passará a valer para todo o mundo. Usuários brasileiros já relatam que começaram a ter seu encaminhamento reduzido a somente cinco contatos.

Conversas criptografadas, bolhas e grupos, boatos enviados por amigos, planos de 3G: tudo isso transformou o WhatsApp no vilão da eleição

Entenda

No Brasil, além de não ter reduzido o alcance das notícias falsas, a primeira imposição de limite do compartilhamento no WhatsApp virou assunto da campanha presidencial.

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) prometeu, enquanto ainda era candidato e liderava as pesquisas de intençao de voto, que iria rever a redução imposta pelo WhatsApp.

Durante uma transmissão ao vivo pela internet, ele disse:

Quem não ficou chateado quando o WhatsApp, dizendo que era para combater crime de ódio, em vez de [permitir] você passar mensagens para 200 e poucas pessoas passou para 20? Nós vamos lutar para que volte ao que era antes

Especialistas consultados pelo UOL Tecnologia afirmam que é difícil um presidente conseguir justificar a mobilização da máquina pública para modificar o produto de uma só empresa e que a interferência em empresas é típica de países autoritários.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber