UOL Notícias Notícias
 

28/02/2001 - 14h37

Cariocas se despediram do Carnaval

Por Nacif Elias



RIO DE JANEIRO, 28 fev (AFP) - Depois de quatro dias de loucura, os cariocas se despediram na manhã desta quarta-feira de Cinzas do carnaval 2001, abandonando seus trajes de fantasia de plumas e lantejoulas, mas continuando o baile, tentando adiar seu retorno à realidade cotidiana.

Esta é uma cena comum não só no Rio de Janeiro, mas em quase todas as capitais dos Estados brasileiros, principalmente nas nordestinas Salvador e Recife, onde os grandes blocos se reúnem nas praças centrais para tocar os últimos acordes de uma festa que dura quatro dias.

Os obstinados tentam prosseguir com a festa, mas, esgotados, não conseguem. Acabam regressando aos seus lares quando o sol forte do verão os impede de continuar com o baile. Além do mais, começam a enfrentar o trabalho dos lixeiros, que iniciam a limpeza das ruas antes dos amanhecer.

É preciso preparar as cidades. Na Quarta-feira de Cinzas, o país e seus carnavalescos têm que despertar, já que retornam às suas atividades normais a partir do meio-dia. É a hora de pendurar as fantasias e substituí-las pelas roupas do dia a dia.

Enquanto os turistas --estrangeiros ou domésticos -- lotam domingo e segunda-feira o Sambódromo, para ver as escolas de samba, os cariocas tomam as ruas centrais da cidade e dos bairros para expressar seu humor, seu espírito gozador, enfim, sua grande alegria.

Nos bares, os tradicionais comentários de futebol são substituídos pelas especulações sobre qual escola vencerá o desfile: para uns, Grande Rio e seu homem voador, para outros a Beija-Flor que contou a história da africana levada como escrava ao Brasil.

Os bancos e o mercado financeiro abriram a partir das 12H00 locais (15H00 GMT), mas não se espera a realização de grandes negócios.

Os jornais informam que, durante os quatro dias de carnaval no Estado do Rio de Janeiro, 238 pessoas foram vítimas de morte violenta, o que abrange homicídios ou acidentes automobilísticos.

No começo da noite desta quarta-feira se conhecerá a escola de samba campeã do carnaval carioca 2001, já que os votos dos 40 jurados serão apurados a partir das 16H00 locais (19H00 GMT).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host