UOL Notícias Notícias
 

27/10/2004 - 13h52

22 organizações latinas dos EUA apóiam reeleição de Bush

WASHINGTON, 27 out (AFP) - A Coalizão Latina e outras 21 organizações latinas dos Estados Unidos, em sua maior parte de empresários e profissionais, concederam esta quarta-feira seu apoio formal à reeleiçãodo presidente George W. Bush.

"Historicamente o voto latino tem sido um voto democrata; mais de 65% dos latinos sempre apoiaram o candidato presidencial democrata. Esta é a primeira vez na história que estamos vendo que o voto latino está sumamente dividido e que 40%-45% dos latinos vão apoiar o candidato republicano", afirmou Robert Deposada, presidente da Coalizão Latina.

Na eleição passada, o presidente Bush obteve 35% dos votos latinos, contra 65% para o ex-candidato democrata Al Gore.

Deposada afirmou que os latinos não-cubanos da Flórida - um Estado considerado chave para o resultado da eleição - também está mais inclinado para Bush. A vantagem de Kerry nesse setor da população na Flórida, de 6% (47% contra 41%), não é suficiente para contra-atacar o voto dos cubanos-americanos, em favor de Bush, afirmou Desposada.

Deposada assinalou que, em seus 20 anos no Senado, Kerry ignorou os latinos, que representam atualmente quase 14% da população americana, com 40 milhões de pessoas.

O presidente da organização latina também acusou Kerry de ser inconsistente em suas políticas comerciais em relação à América Latina ou Cuba, assim como o foi na questão da guerra no Iraque.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host