UOL Notícias Notícias
 

01/11/2004 - 21h13

"Problemas" com cédulas eleitorais continuam na Flórida (Correios)

MIAMI, EUA, 1º Nov (AFP) - As autoridades eleitorais dos condados de Palm Beach e Broward, na Flórida, inundaram neste fim de semana as agências dos correios com cerca de 8.000 cédulas de votação, que podem não chegar a tempo e que estavam abertas, informou nesta segunda-feira o Serviço dos Correios.

Em um comunicado à imprensa, o órgão afirmou que "os problemas continuam" em Broward e Palm Beach e reclamou que as autoridades enviaram 8.000 cédulas no sábado, a "três dias das eleições". Broward enviou mais de 2.400 cédulas e Palm Beach, pelo menos 5.600, segundo o comunicado.

"É mais do que isso", disse o Serviço dos Correios, acrescentando que as cédulas "chegaram abertas, com o risco de saírem dos envelopes, e os funcionários dos correios as fecharam a mão para se assegurar de que sairiam no sábado à noite".

A agência comentou ainda que é "improvável" que as cédulas cheguem a tempo ao seu destino, porque muitas são para fora do Estado.

Quando são enviadas dentro do mesmo Estado, normalmente levam um dia para chegar, porque o correio tem funcionários dedicados exclusivamente para este trabalho.

Em Broward, por exemplo, para que o voto pelo correio seja válido, a cédula deve chegar ao escritório eleitoral antes de 19h (hora local) do dia das eleições e, se forem enviadas de fora do país, o prazo é de até dez dias depois.

Já na semana passada o condado de Broward anunciou problemas com as cédulas de votação pelo correio (processo pelo qual podem votar pessoas doentes, deficientes ou que estejam fora do país), quando 58.000 unidades sumiram, sem chegar aos eleitores.

Na sexta-feira, o condado disse ter enviado 76.000 novas cédulas em substituição às que foram perdidas e para os eleitores que as receberam, mas que não as devolveram com seu voto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host